Buscar

Introdução a Cinesiologia Movimento Posição fundamental Posição anatômica Localizações anatômicas O termo SUPERIOR refere-se a algo que está acima ...

Introdução a Cinesiologia
Movimento
Posição fundamental Posição anatômica
Localizações anatômicas
O termo SUPERIOR refere-se a algo que está acima ou em nível superior a outra estrutura (p. ex., a cabeça encontra-se em posição superior ao tórax). O termo oposto, INFERIOR, indica algo que está abaixo ou em nível inferior a outra estrutura (p. ex., o tórax encontra-se em posição inferior à cabeça). LATERAL refere-se a algo mais longe da linha mediana do corpo do que outra estrutura (p. ex., os braços encontram-se em posição lateral à coluna vertebral). MEDIAL indica uma estrutura mais próxima da linha mediana do corpo do que outra estrutura (p. ex., o nariz encontra-se em orientação medial à orelha). ANTERIOR refere-se a uma estrutura que está na frente de outra (p. ex., o abdome encontra-se em posição anterior à coluna vertebral). POSTERIOR refere-se a uma estrutura que está atrás de outra (p. ex., a coluna vertebral encontra-se em posição posterior ao abdome). Os termos PROXIMAL (perto) e DISTAL (longe) normalmente são usados em referência a estruturas dos membros (braços e pernas). PROXIMAL significa mais perto da linha mediana e DISTAL, mais longe da linha mediana (p. ex., o joelho é proximal ao pé, e a mão é distal ao punho). O termo DORSAL indica o lado de cima de um animal, como a barbatana dorsal sobre a parte superior de um peixe, ou a parte posterior do corpo humano (o aspecto dorsal da mão é, em geral, chamado de dorso da mão). O termo VOLAR refere-se ao lado de baixo, ou aspecto inferior, de uma estrutura (o aspecto volar do punho ou da mão é também chamado de aspecto PALMAR, enquanto o aspecto volar do pé, ou sola, é chamado de aspecto PLANTAR). Dois termos referem-se à ação do antebraço e do pé. O termo PRONAÇÃO faz referência à rotação do antebraço em direção ao corpo, o que resulta em posicionar a superfície volar, ou palmar, voltada para o corpo ou, se o cotovelo estiver flexionado, colocar a palma para baixo. Puxar o pé para cima (flexão dorsal) e voltá-lo para fora (inversão), afastando-o do outro pé, é chamado de pronação do pé. A SUPINAÇÃO, inverso da pronação, significa virar o antebraço para fora e com a palma para cima a partir da posição pronada, abaixar o pé (flexão plantar) e voltá-lo para dentro (inversão), em direção ao outro pé.
Planos e eixos O movimento humano que se dá a partir da posição inicial (anatômica) é descrito como ocorrendo em um PLANO (uma superfície plana) em torno de um EIXO (linha reta em torno da qual um objeto gira).
O PLANO SAGITAL (também conhecido como plano anteroposterior) passa da parte da frente para a de trás do corpo, criando um lado esquerdo e outro direito. O PLANO HORIZONTAL (também chamado de plano transverso) passa pelo corpo no sentido horizontal, criando os segmentos superior e inferior. O PLANO FRONTAL (também denominado plano lateral) passa de um lado a outro do corpo, criando um lado anterior e outro posterior. O ponto na intersecção dos três planos de referência é o CENTRO DE GRAVIDADE do corpo. Quando todos os segmentos do corpo são combinados e ele é considerado uma estrutura sólida em posição anatômica, o centro de gravidade situa- -se aproximadamente na região lombar da coluna vertebral O plano sagital roda em torno de um EIXO FRONTAL (LATEROLATERAL). O plano horizontal gira em torno de um EIXO VERTICAL (LONGITUDINAL). O plano frontal gira em torno do EIXO SAGITAL (ANTEROPOSTERIOR).
Planos, eixos e movimentos fundamentais Plano Eixo Movimentos Sagital (anteroposterior) Horizontal frontal (laterolateral) Flexão e extensão Frontal (lateral) Horizontal sagital (anteroposterior) Abdução e adução Horizontal Vertical Rotação (transverso) Movimentos fundamentais Existem três planos e três eixos com dois movimentos fundamentais possíveis em cada plano. No plano sagital, são possíveis os movimentos fundamentais conhecidos como flexão e extensão. A FLEXÃO é definida como uma redução do ângulo formado pelos ossos da articulação. Na flexão da articulação do cotovelo, o ângulo entre o braço e o antebraço diminui. A EXTENSÃO é um aumento do ângulo de articulação. Retornar uma articulação em flexão para a posição anatômica é considerado uma extensão.

Essa pergunta também está no material:

Introdução a Cinesiologia
2 pág.

Educação Física Centro Universitário UNIBTACentro Universitário UNIBTA

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais