Logo Passei Direto
Buscar
A partir das informações apresentadas, analise as sentenças a seguir:
A poesia deve ser incluída nas aulas de língua portuguesa para que o aluno conheça e entenda o gênero lírico.
Ensinar um poema como uma atividade literária amplia o conhecimento linguístico do aluno.
Ensinar poesia mostra ao aluno como reconhecer figuras de linguagem e as categorias morfológicas.
a) V - V - V - F.
b) F - V - V - F.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A partir das informações apresentadas, a análise das sentenças é a seguinte: a) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em termos dos estudos pós-coloniais, a literatura pós-colonial pode ser definida como aquela que não apenas foi, mas que ainda está visivelmente marcada por um processo eurocêntrico, portanto trata-se de uma literatura, como é o caso da brasileira, advinda das ex-colônias europeias e que busca uma identidade própria. A partir dessa reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na literatura brasileira houve um primeiro momento sem consciência nacional ou presença de marcas diferentes do modelo europeu, em geral retratada em textos de soldados, administradores, viajantes etc.
( ) Na literatura brasileira houve um segundo momento em que os textos eram produzidos por nativos da colônia, mas que foram educados nas metrópoles, em nosso caso, em Coimbra e Lisboa.
( ) Na literatura brasileira houve um terceiro momento de cunho nacional, provocado pela independência, no qual os autores buscavam afastar-se do modelo literário europeu.
( ) A literatura brasileira pode ser dividida em uma literatura colonial, quando ainda pertencíamos ao império português, e uma literatura nacional, quando buscava-se um modelo literário autônomo. Ocorre que a autonomia do modelo português se deu, no caso brasileiro, através da importação de outro modelo europeu, o modelo francês, que marcou profundamente a literatura romântica brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - V - V - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - F.

As literaturas infantil e juvenil tiveram como base toda uma tradição secular advinda dos contos maravilhosos, mais conhecidos como contos de fadas, e que em geral veiculavam uma moral dominante em cada época. Nesse sentido, muito embora tenhamos a presença marcante de personagens femininos, como Cinderela, Branca de Neve, Bela, Rapunzel; em geral tais personagens femininos são princesas belas, delicadas, dóceis e que precisam ser salvas ou resgatadas por personagens masculinos: príncipes, guerreiros, heróis etc. A partir dessa reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As histórias seculares dos contos de fadas reproduziam uma estrutura moral em que o bem deveria ser premiado e o mal castigado.
( ) Na estrutura dos contos de fada, o mal ou desvio do padrão era condenado a um preço, a um castigo. Assim, a desobediência de Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, ou os desvios de ação das personagens femininas implicavam em uma forma de condenação que visava formar a menina para a docilidade, enquanto ao menino era admissível a esfera da agressividade e, muitas vezes, da desobediência.
( ) Libertando-se do sentido moralizante dos contos de fada, as literaturas infantil e juvenil libertaram-se também dos aspectos pedagógicos dos contos de fada, voltando-se para valores mais estéticos e ligados ao prazer.
( ) Por seu caráter moralizante, em geral os contos de fada são superficiais, não encerrando valores humanos profundos, apesar de terem atravessado séculos e ainda manterem-se atrativos a crianças e adultos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - F - V - F.
C F - F - V - F.
D V - V - V - F.

As diferenças existentes entre grupos de pessoas, ou entre comunidades, cidades, países, ou até mesmo continentes, dá-se porque há hábitos diferentes em cada forma agrupamento humano, assim como há uma certa identificação com o modo de vida em que cada indivíduo foi criado. Essas formas distintas de percepção da realidade dão origem aos termos "Cultura" e "Etnocentrismo", conceitos centrais para a discussão do multiculturalismo e da formação de um cidadão crítico, aberto ao diálogo. Considerando as informações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conceito de Cultura.
II- Conceito de Etnocentrismo.
( ) Cada povo acredita que sua forma de ver a realidade é a mais profunda e verdadeira, portanto que a percepção de seu povo é melhor que a de outros povos.
( ) No trecho da canção de Caetano Veloso, Sampa: "é que Narciso acha feio o que não é espelho", está implícita a ideia narcisista de que o nosso valor é superior aos valores dos outros.
( ) Refere-se aos costumes e hábitos de um determinado agrupamento social, que determinam, de modo geral, as crenças e comportamentos dos indivíduos pertencentes a determinados grupos.
( ) Resultado de um processo de aprendizado, tal conceito refere-se a um conjunto de crenças, formas de conhecimento, leis e costumes praticados por indivíduos de um mesmo grupo social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - II - I.
B I - II - II - II.
C II - II - I - I.
D II - I - I - II.

Muito embora a diversidade seja considerada a principal característica da literatura brasileira contemporânea, os autores que nela mais se destacam, como é o caso de Rubem Fonseca, Fernando Bonassi e Adriana Lunardi, têm em comum a busca de representação e de documentação dos problemas dos grandes centros urbanos. A partir dessa reflexão, assinale a alternativa CORRETA:
A No trecho seguinte: "Vi na televisão que as lojas bacanas estavam vendendo adoidado roupas ricas para as madames vestirem", há um paradigma comum aos autores contemporâneos da literatura brasileira, qual seja, a da escrita livre, sem autoria; permitindo ao público leitor tentar descobrir, por exercício lúdico, os autores das obras.
B No trecho seguinte de "100 histórias colhidas na rua": "Vi na televisão que as lojas bacanas estavam vendendo adoidado roupas ricas para as madames vestirem", a linguagem direta e cinematográfica é uma das características da prosa ficcional de Fernando Bonassi.
C No trecho seguinte de "A vendedora de fósforos": "Vi na televisão que as lojas bacanas estavam vendendo adoidado roupas ricas para as madames vestirem", a forma dinâmica da linguagem objetiva é uma das características da prosa ficcional de Adriana Lunardi.
D No trecho seguinte de "Feliz ano novo": "Vi na televisão que as lojas bacanas estavam vendendo adoidado roupas ricas para as madames vestirem", a linguagem objetiva e direta é uma das características da prosa ficcional de Rubem Fonseca.

A partir dessa constatação, assinale a alternativa CORRETA:
A ideia de gênero revela que ser homem ou ser mulher é mais resultado de uma construção social do que anatômica, enquanto ser macho e ser fêmea liga-se mais propriamente a uma determinação biológica.
A discussão em torno do gênero inova ao evidenciar a força biológica e anatômica dos corpos no jogo social.
Ser macho e ser fêmea da espécie humana concerne a uma dimensão social, que é central na discussão acerca de gênero.
a) Se o cânone representava o conjunto de obras-primas representativas de um determinado local, nada mais justo de que essa maior representatividade fosse masculina.
b) O fato de preponderar obras e autores masculinos no cânone ocidental não implica dizer que as mulheres não tenham talento, competência e habilidade para participar do cânone, como é o caso exemplar da escritora Clarice Lispector.
c) A chegada do mercado global e a introdução de atores globais, em particular no mercado do e-book, é uma mudança importante neste cenário.

Com base no que afirmam Todorov e Frye, avalie as afirmacoes a seguir:
I- O professor de literatura do Ensino Básico tem um grande desafio: transmitir todo o conhecimento teórico que aprendeu no nível superior aos seus alunos, de maneira que eles também possam utilizar esse conhecimento, colocando-o em primeiro plano, nas abordagens das obras.
II- Na visão de Todorov, um dos principais fatores que põe a literatura em 'perigo', na maneira como hoje ela é veiculada na escola, é a inversão desta entre a disciplina e seu objeto, entre os estudos literários e a literatura, priorizando-se os métodos de análise, lustrados com a ajuda das obras analisadas, e não o contrário, o estudo das obras consideradas essenciais, utilizando-se os mais variados métodos para destacar os seus sentidos.
III- As considerações de Frye contrariam as observações de Todorov, visto que Frye assevera que a crítica da literatura pode ser ensinada diretamente, ao passo que Todorov afirma que o professor do Ensino Médio deve transformar os conceitos e técnicas em ferramentas invisíveis, ou seja, ensinados indiretamente.
IV- Como o estudo de obras literárias é fundamental, o professor deveria preocupar-se somente com a leitura dos clássicos, deixando, em segundo plano, as teorias e os conteúdos dos estudos literários, pois esse conteúdo é parte dos estudos do professor, e não do aluno do Ensino Médio. Para isso, ele deveria dominar uma teoria ou método de análise e, para ser coerente, apresentar todas as obras que fazem parte da sua disciplina a partir dessa visão crítica.

A I e II.
B II.
C III.
D I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina