Buscar

As literaturas infantil e juvenil tiveram como base toda uma tradição secular advinda dos contos maravilhosos, mais conhecidos como contos de fadas...

As literaturas infantil e juvenil tiveram como base toda uma tradição secular advinda dos contos maravilhosos, mais conhecidos como contos de fadas, e que em geral veiculavam uma moral dominante em cada época. Nesse sentido, muito embora tenhamos a presença marcante de personagens femininos, como Cinderela, Branca de Neve, Bela, Rapunzel; em geral tais personagens femininos são princesas belas, delicadas, dóceis e que precisam ser salvas ou resgatadas por personagens masculinos: príncipes, guerreiros, heróis etc. A partir dessa reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As histórias seculares dos contos de fadas reproduziam uma estrutura moral em que o bem deveria ser premiado e o mal castigado.
( ) Na estrutura dos contos de fada, o mal ou desvio do padrão era condenado a um preço, a um castigo. Assim, a desobediência de Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, ou os desvios de ação das personagens femininas implicavam em uma forma de condenação que visava formar a menina para a docilidade, enquanto ao menino era admissível a esfera da agressividade e, muitas vezes, da desobediência.
( ) Libertando-se do sentido moralizante dos contos de fada, as literaturas infantil e juvenil libertaram-se também dos aspectos pedagógicos dos contos de fada, voltando-se para valores mais estéticos e ligados ao prazer.
( ) Por seu caráter moralizante, em geral os contos de fada são superficiais, não encerrando valores humanos profundos, apesar de terem atravessado séculos e ainda manterem-se atrativos a crianças e adultos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - F - V - F.
C F - F - V - F.
D V - V - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual
7 pág.

Letras Universidade Estadual de Alagoas - UnealUniversidade Estadual de Alagoas - Uneal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar as sentenças: 1. As histórias seculares dos contos de fadas reproduziam uma estrutura moral em que o bem deveria ser premiado e o mal castigado. - Verdadeiro 2. Na estrutura dos contos de fada, o mal ou desvio do padrão era condenado a um preço, a um castigo. Assim, a desobediência de Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, ou os desvios de ação das personagens femininas implicavam em uma forma de condenação que visava formar a menina para a docilidade, enquanto ao menino era admissível a esfera da agressividade e, muitas vezes, da desobediência. - Falso 3. Libertando-se do sentido moralizante dos contos de fada, as literaturas infantil e juvenil libertaram-se também dos aspectos pedagógicos dos contos de fada, voltando-se para valores mais estéticos e ligados ao prazer. - Verdadeiro 4. Por seu caráter moralizante, em geral os contos de fada são superficiais, não encerrando valores humanos profundos, apesar de terem atravessado séculos e ainda manterem-se atrativos a crianças e adultos. - Falso A sequência correta é: B) V - F - V - F.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais