Buscar

BUENO define a competência como “a medida da jurisdição, é a quantidade de jurisdição que pode e deve ser exercida pelo juiz em cada caso concreto”...

BUENO define a competência como “a medida da jurisdição, é a quantidade de jurisdição que pode e deve ser exercida pelo juiz em cada caso concreto” (BUENO, Cassio Scarpinella. Curso Sistematizado de Processo Civil – procedimento comum: ordinário e sumário, Vol. 2, Tomo I. São Paulo: Saraiva, 2007). Indique a opção correta acerca do tema.
a) Em se tratando de matéria de ordem pública, as regras relativas à competência são sempre cogentes.
b) A distinção entre competência absoluta e relativa só diz respeito à competência de foro.
c) O Código de Processo Civil pátrio adotou o critério tripartite de determinação de competência proposto por Chiovenda, quais sejam: em razão da pessoa, em razão da natureza da relação controvertida e em razão do território.
d) As competências definidas em função da pessoa e da matéria são relativas.
e) Conforme dispõe o Código de Processo Civil brasileiro, o foro do Distrito Federal é competente para as causas em que a União for autora, ré ou interveniente.

Essa pergunta também está no material:

PROVA JFPE FINAL
14 pág.

Direito Criminal UniCesumarUniCesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: a) Em se tratando de matéria de ordem pública, as regras relativas à competência são sempre cogentes. Essa afirmação está correta. As regras relativas à competência em matéria de ordem pública são sempre cogentes, ou seja, não podem ser modificadas pela vontade das partes. b) A distinção entre competência absoluta e relativa só diz respeito à competência de foro. Essa afirmação está incorreta. A distinção entre competência absoluta e relativa diz respeito não apenas à competência de foro, mas também à competência em razão da matéria e da hierarquia. c) O Código de Processo Civil pátrio adotou o critério tripartite de determinação de competência proposto por Chiovenda, quais sejam: em razão da pessoa, em razão da natureza da relação controvertida e em razão do território. Essa afirmação está correta. O Código de Processo Civil brasileiro adotou o critério tripartite de determinação de competência proposto por Chiovenda. d) As competências definidas em função da pessoa e da matéria são relativas. Essa afirmação está incorreta. As competências definidas em função da pessoa e da matéria são consideradas absolutas, não relativas. e) Conforme dispõe o Código de Processo Civil brasileiro, o foro do Distrito Federal é competente para as causas em que a União for autora, ré ou interveniente. Essa afirmação está correta. Conforme o Código de Processo Civil brasileiro, o foro do Distrito Federal é competente para as causas em que a União for autora, ré ou interveniente. Portanto, as opções corretas são a) e c).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais