Buscar

Uma das principais críticas feitas aos usos das avaliações externas está relacionada aos seus desdobramentos sobre o currículo, existindo cada vez ...

Uma das principais críticas feitas aos usos das avaliações externas está relacionada aos seus desdobramentos sobre o currículo, existindo cada vez mais estudos sobre a relação entre avaliação externa e currículo. Considerando os estudos e pesquisas que têm sido feitos relacionando avaliação externa e currículo, podemos afirmar que:
I – Não deve existir nenhuma relação entre currículo e avaliação externa, pois o currículo deve se articular com a avaliação da aprendizagem.
II – As avaliações externas se utilizam de matrizes curriculares que representam conteúdos priorizados de um currículo mais amplo que deve ser desenvolvido pelas escolas.
III – As pesquisas têm indicado que em algumas escolas se prioriza o trabalho com os conteúdos cobrados nas avaliações, deixando de lado outros aspectos e dimensões do currículo escolar.
IV – As avaliações externas ajudam os professores a definirem os conteúdos que são prioritários para o trabalho em sala de aula, principalmente com relação à Língua Portuguesa e Matemática.
V – Os resultados das avaliações externas podem indicar aspectos do currículo escolar que precisariam ser melhor trabalhados, entretanto a seleção dos conteúdos a serem desenvolvidos na escola não podem restringir-se a esses resultados, devendo considerar outros fatores.
Apenas II, III, V.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Aap3 - Avaliação na Educação
3 pág.

Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é II, III, V.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina