Shneuwly e Dolz (2004) apresentam uma divisão de acordo com as semelhanças e situações de produção dos gêneros. Alguns tipos de gêneros são:
a. interação, estudo, informação, comunicação. b. argumentos, argumentar, expor, instruir, narrar, relatar. c. relato, informação, interação, comunicação, argumentação. d. narrar, falar, expor, instruir, rever, estudar. e. estudo, produção de texto, narrativa, exposição e leitura.
Aristóteles é quem criou uma teoria sistemática com relação aos gêneros e sobre a natureza do discurso. Em seu livro Retórica (1358), o escritor menciona sobre três elementos que compõem o discurso. Marque as opções que contêm os elementos corretos. I. Aquele que fala. II. Aquele que ouve. III. Sobre aquilo que se fala. IV. Locutor e receptor. V. Aquele a quem se fala. Marque a alternativa correta: III, IV e V. a. III, IV e V. b. I, III e IV. c. I, III e V. d. II, III e IV. e. I, II, III.
O estudo de gêneros veio a partir da perspectiva sistemática de Aristóteles, a qual foi apresentada na sua obra A Retórica, responsável pela sistematização de argumentos baseados em experiências cotidianas. Para Aristóteles, o discurso estabelece uma relação fundamental entre o orador e o ouvinte, cujo objetivo era persuadir o ouvinte com uma base de argumentos plausíveis. E, segundo Aristóteles, a participação do indivíduo na sociedade se correlacionava por meio de três gêneros discursivos, caracterizados por: Escolha uma opção: quem constitui o interlocutor (juízes, assembleia ou espectadores); teor da mensagem (defesa, acusação, aconselhamento ou louvor) e valores e intenções do orador (justiça). a. valores e intenções do orador (justiça); conteúdo (intenção do que se pretende falar). b. quem não construiu o interlocutor (juízes, assembleia ou espectadores); teor da mensagem (defesa, acusação, aconselhamento ou louvor) e valores e intenções do orador (justiça). c. quem constitui o interlocutor (juízes, assembleia ou espectadores); teor da mensagem (defesa, acusação, aconselhamento ou louvor) e valores e intenções do orador (justiça). d. quem constitui o ouvinte (receptor de fora); teor da comunicação (estilos de se comunicar em um ambiente específico), intenção da fala (objetivo). e. teor da mensagem (defesa); oralidade (comunicação) e valores da intenção do orador (justiça).
A língua transmite comunicação das mais diversas formas, sendo assim, a imagem reproduz um “dizer”. Observe a gravura de Maurits Cornelis Escher e diga qual é a função de linguagem empregada:
a. lírica. b. emotiva. c. metalinguagem. d. ambiguidade. e. referencial.