Buscar

“O pensamento natural, da vida e da ciência, despreocupado quanto às dificuldades da possibilidade de conhecimento – o pensamento filosófico, defin...

“O pensamento natural, da vida e da ciência, despreocupado quanto às dificuldades da possibilidade de conhecimento – o pensamento filosófico, definido pela posição perante os problemas da possiblidade do conhecimento. As perplexidades em que se enredada reflexão sobre a possiblidade de um conhecimento atinente as próprias coisas; como pode o conhecimento estar certo da sua consonância com as coisas que existem em si, de as ? Qual a preocupação das coisas em si pelos movimentos do nosso pensamento e pelas leis lógicas que os regem? São elas leis de nosso pensar, leis psicológicas. Biologismo: as leis psicológicas como leis da adaptação”

 

Fonte: HUSSERL, Edmund. A Ideia da Fenomenologia. Tradução de Artur Mourão. Editora Edições 70, Rio de Janeiro – RJ, 2008, p. 21.

 

De acordo com o excerto redigido por Husserl, verifique as alternativas a baixo e depois assinale a alternativa correta:

( ) Um dos preceitos essenciais da fenomenologia é a busca pela descrição dos aspectos imediatos da consciência.

( ) A transcendência e a imanência não são consideradas questões essenciais no pensamento de Husserl.

( ) A fenomenologia busca superar os problemas dos métodos científicos e filosóficos estabelecidos pelo empirismo e pelo intelectualismo, estabelecidos pelos sistemas clássicos da história da filosofia.

( ) A reflexão e o pensamento mediatizado não são do interesse dos estudos fenomenológicos do século XX.

a.

F, F, V, F.

b.

V, F, V, V.

c.

V, F, V, F.

d.

V, V, F, V.

e.

V, V, V, F.