Buscar

A respeito dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração pública, é correto afirmar que a) Tício, funcionário público, ao ...

A respeito dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração pública, é correto afirmar que
a) Tício, funcionário público, ao se apropriar do dinheiro arrecadado pelos funcionários da repartição para comprar o bolo de comemoração dos aniversariantes do mês, em tese, pratica o crime de peculato (art. 312 do CP).
b) Mévia, funcionária pública, não sendo advogada, não pode incorrer no crime de advocacia administrativa (art. 321 do CP), já que referido tipo penal exige a qualidade de advogado do sujeito ativo.
c) Tícia, funcionária pública, ao exigir, em razão de sua função, que determinada empresa contrate o filho, em tese, incorre no crime de corrupção passiva (art. 317 do CP).
d) Caio, funcionário público, ao empregar verba própria da educação, destinada por lei, na saúde, em tese, incorre no crime de emprego irregular de verba pública (art. 315 do CP).
e) Mévio, funcionário público, em razão de sua função, ao aceitar promessa de recebimento de passagens aéreas, para férias da família, não incorre no crime de corrupção passiva (art. 317 do CP), já que referido tipo penal exige o efetivo recebimento de vantagem indevida.

Essa pergunta também está no material:

7 Direito Penal para OAB Exame XL - 2024
88 pág.

Direito Penal e Processo Penal Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Tício, ao se apropriar do dinheiro arrecadado para comprar o bolo de comemoração, em tese, pratica o crime de peculato (art. 312 do CP). - Correto. b) Mévia, não sendo advogada, não pode incorrer no crime de advocacia administrativa (art. 321 do CP), já que exige a qualidade de advogado do sujeito ativo. - Correto. c) Tícia, ao exigir que determinada empresa contrate o filho, em tese, incorre no crime de corrupção passiva (art. 317 do CP). - Correto. d) Caio, ao empregar verba própria da educação na saúde, em tese, incorre no crime de emprego irregular de verba pública (art. 315 do CP). - Incorreto, o crime de emprego irregular de verba pública não se refere à destinação da verba, mas sim à sua aplicação indevida. e) Mévio, ao aceitar promessa de recebimento de passagens aéreas, para férias da família, não incorre no crime de corrupção passiva (art. 317 do CP), já que exige o efetivo recebimento de vantagem indevida. - Incorreto, o crime de corrupção passiva também pode ocorrer pela simples aceitação da promessa de vantagem indevida. Portanto, as alternativas corretas são: a) Tício, b) Mévia e c) Tícia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais