Logo Passei Direto
Buscar

Argumento Legal

Colegio Diocesano Santa Luzia
Eu ainda era menina e frequentava um curso de música. Minha mãetrabalhava de bibliotecária na faculdade de direito e me falava dos grandesescritores que haviam passado por lá, Castro Alves, Tobias Barreto, o queme dava um desejo de viver outras vidas. Na volta de uma das aulas (elasempre ia me pegar na escola), passamos em frente a uma loja de móveisusados, dessas cheias de quinquilharias. Num canto, sob umas cadeiras,estava um piano branco, de um branco encardido. Eu olhei para ele. A mãe também. Paramos na calçada. Alguém esbarrou na gente. Entramosna loja e coloquei a mão nele como quem toca a imagem de um santo. Nainfância, a gente se apega mais aos objetos. Apareceu um homem magro ecom roupas largas — devia vestir peças que comprava de segunda mão. Elenão disse um a. Até hoje gosto de vendedores discretos, que me olham comcarinho e respondem às perguntas com voz baixa, educadamente, semquerer vender nada.
13. Nesse texto, algumas marcas linguísticas exibem uma aproximação com a variedade informal do uso da língua, o que se

evidencia pelo(a)

A) aplicação excessiva de adjetivos, como em: ume olham com carinho" e "perguntas com voz baixa".

B) emprego de termos de origem regional, como ocorre em: "dessas cheias de quinquilharias".

C) elipse do sujeito, como ocorre em: "Eu ainda era menina e frequentava um curso de música".

D) escolha da colocação pronominal, como em: "o que me dava um desejo de viver outras vidas".

E) utilização de expressões figurativas, como acontece na estrutura: "Ele não disse um a".
User badge image
Felipe Fernandes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar qual delas melhor representa a aproximação com a variedade informal do uso da língua no texto apresentado. A) aplicação excessiva de adjetivos, como em: "um olhar com carinho" e "perguntas com voz baixa". - Embora haja adjetivos, a expressão "um olhar com carinho" não é excessiva e não caracteriza necessariamente a informalidade. B) emprego de termos de origem regional, como ocorre em: "dessas cheias de quinquilharias". - A palavra "quinquilharias" pode ter uma conotação mais coloquial, mas não é um indicativo forte de informalidade. C) elipse do sujeito, como ocorre em: "Eu ainda era menina e frequentava um curso de música". - A frase não apresenta elipse do sujeito, pois o sujeito está explícito. D) escolha da colocação pronominal, como em: "o que me dava um desejo de viver outras vidas". - A colocação pronominal aqui não é um indicativo claro de informalidade. E) utilização de expressões figurativas, como acontece na estrutura: "Ele não disse um a". - Essa expressão é uma forma coloquial de dizer que alguém não disse nada, o que pode ser considerado uma marca de informalidade. Após essa análise, a alternativa que melhor evidencia a aproximação com a variedade informal do uso da língua é a E) utilização de expressões figurativas, como acontece na estrutura: "Ele não disse um a".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções: A) A aplicação excessiva de adjetivos não é o que caracteriza a variedade informal do uso da língua. B) O emprego de termos de origem regional, como "quinquilharias", não é o que caracteriza a variedade informal do uso da língua. C) A elipse do sujeito, como em "Eu ainda era menina e frequentava um curso de música", pode ser uma característica da variedade informal do uso da língua. D) A escolha da colocação pronominal, como em "o que me dava um desejo de viver outras vidas", não é o que caracteriza a variedade informal do uso da língua. E) A utilização de expressões figurativas, como em "Ele não disse um a", pode ser uma característica da variedade informal do uso da língua. Portanto, a alternativa correta é a letra E) utilização de expressões figurativas, como acontece na estrutura: "Ele não disse um a".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina