Logo Passei Direto
Buscar
RESUMO Conceitos de Produção Gráfica

a) Mancha gráfica → é um espaço no documento a ser impresso que marca o limite até o qual a tinta da impressão poderá ser colocada. Ou seja, todas as informações que estiverem do lado de fora da mancha gráfica não serão impressas e, mesmo que constem no arquivo digital, não serão apresentadas no produto final.
b) Retrancagem → trata-se do uso de termos, letras e números para designar determinado projeto gráfico, de acordo com o seu conteúdo e/ou assunto em pauta.
c) Selos → além do uso tradicional em cartas e envelopes, são colocados como elementos gráficos em uma imagem para destacar determinada informação.
d) Tarjas → Uma tarja é uma faixa colocada em cima de uma arte gráfica para ressaltar uma informação.
e) Infografia → é uma forma de representação gráfica de informações que combinará recursos como textos, ilustrações e demais elementos para explicar um determinado assunto ou mostrar dados estatísticos, por exemplo.
f) Insert fotográfico → é uma ferramenta que permite que determinado trecho de vídeo ou de áudio seja gravado de forma individual, ou seja, separado em relação aos demais materiais obtidos no processo de gravação.
g) Retícula → rede formada por traços, pontos ou padrões irregulares que são utilizados com uma película transparente e é muito utilizada em impressões offset e heliogravura. Ou seja, é a forma de obter cores com base no sistema CMYK para impressão.
h) Refile → corte próximo às bordas de um material gráfico impresso realizado com o uso de guilhotinas, para que as dimensões de todas as unidades produzidas sejam similares.
i) Rafe → é o primeiro esboço de um projeto gráfico, que apresenta uma versão inicial das ideias a serem desenvolvidas com maior detalhamento posteriormente.
j) Boneco/boneca → versão preliminar da organização das páginas de uma revista ou trabalho gráfico composto por mais de uma página. Assim, é um protótipo feito nas dimensões reais de impressão do produto final que ajuda a compreender a relação entre os elementos posicionados em cada página.
k) Alceamento → processo de organização das folhas de um projeto gráfico para que elas sejam encadernadas na ordem adequada.
l) Olho → termo utilizado para definir um texto curto posicionado antes de um texto maior em uma página.
m) Fios tipográficos → são as linhas usadas para orientar o olhar do leitor em um projeto gráfico.
n) Quadro → dispositivo usado para destacar informações que também pode ser chamado de sidebar, box, janela ou sub-retranca (no caso dos jornais).
o) Box → área utilizada para posicionar um elemento ou um conjunto de elementos no design, como box de textos em uma página, por exemplo.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas fornecidas: a) Mancha gráfica → Correto. A mancha gráfica é o espaço no documento a ser impresso que marca o limite até o qual a tinta da impressão poderá ser colocada. b) Retrancagem → Incorreto. Retrancagem não se refere ao uso de termos, letras e números para designar um projeto gráfico, mas sim a um recuo na margem de um texto. c) Selos → Incorreto. Selos não são colocados como elementos gráficos em uma imagem para destacar informações, mas sim para autenticar documentos ou objetos. d) Tarjas → Correto. Uma tarja é uma faixa colocada em cima de uma arte gráfica para ressaltar uma informação. e) Infografia → Correto. Infografia é uma forma de representação gráfica de informações que combina recursos como textos, ilustrações e elementos para explicar um assunto ou mostrar dados estatísticos. Portanto, as alternativas corretas são a), d) e e).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma redação jornalística, o diagramador não trabalhará de forma isolada: seu trabalho está diretamente conectado ao desenvolvimento das matérias por parte dos repórteres, editores, revisores e demais profissionais da redação. Assim, ele deverá conversar com a equipe para compreender quais são os temas que receberão maior destaque, de acordo com as escolhas editoriais do veículo, para refletir esse enfoque na composição visual das páginas do jornal.

Não podemos esquecer também dos aspectos financeiros vinculados à produção de um material impresso: quanto mais páginas forem desenvolvidas, maior será o valor investido na impressão e na distribuição do material para os pontos de venda. Logo, o diagramador precisa equilibrar a necessidade de abordar conteúdos com profundidade com as estratégias de negócio definidas pela empresa jornalística.

A respeito da diagramação, é correto afirmar que

A) é considerado um bom diagramador aquele profissional que evita contrastes e assimetrias.
B) é sinônimo do projeto gráfico de uma publicação.
C) a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página é feita tendo como referência a hierarquia das informações traçadas pelo editor.
D) ela atribui um novo projeto gráfico para cada edição de uma publicação.
E) ela é a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página, sendo oriunda e restrita ao universo dos impressos.

Segundo Cesar (2015), cor muito utilizada em propagandas, que tem forte poder de atração e de contraste, especialmente quando combinada com branco e amarelo:

A) preto.
B) laranja.
C) roxo.
D) azul.
E) vermelho.

O revisor de provas deve, necessariamente, ser um profissional especialista em gramática.

a) Errado.
b) Certo.
c) Não é possível determinar.
d) Parcialmente correto.

Define-se Editoração Gráfica como

A) o processo de catalogação e fichamento de livros e periódicos para consulta em bibliotecas públicas e privadas.
B) o processo de finalização de textos e imagens com o auxílio de programas de computação que, posteriormente, serão utilizados na impressão de livros e periódicos.
C) a veiculação de livros e periódicos em forma de fascículos colecionáveis e, posteriormente, levados à encadernação.
D) a colorização de material fotográfico, originalmente registrado em preto e branco, inviável à impressão de livros infantis e fotonovelas.
E) a eliminação de imagens nas publicações de baixo orçamento traduzindo-as em textos explicativos e de fácil compreensão.

Dentre os problemas de impressão que podem ocorrer no envio de um trabalho para impressão em gráfica offset está a diferença entre a cor do layout digital e a cor do produto impresso.

A) CMYK para duotone
B) CMYK para RGB
C) Duotone para RGB
D) RGB para CMYK
E) RGB para duotone

O critério de distribuição dos assuntos pela página dos veículos informativos impressos ou digitais deve seguir o princípio de

a) hierarquização editorial das informações
b) valorização plástica das fotografias e ilustrações
c) adequação das imagens aos títulos das matérias
d) simetria dos espaços destinados às matérias
e) distribuição pelo conjunto de páginas da edição

Hoje essencial para o planejamento visual dos veículos impressos, a grade (ou grid) também transformou a relação comercial publicitária entre anunciantes e veículos, pois a(o)

a) grade modular aumenta a dinâmica do fluxo de leitura das páginas.
b) divisão por colunas permite espaços publicitários menores e mais acessíveis.
c) distinção entre anúncio e conteúdo editorial é facilitada por colunas verticais.
d) número de páginas necessárias para o conteúdo diminui, aumentando o espaço publicitário.
e) alcance publicitário diminui, pois o leitor perde o

A edição para publicação de textos passa por três fases básicas, fundamentais para que todos os equívocos naturais de redação, design e impressão sejam superados. Nesse período de revisão e formatação de um original, as(os)
a) revisões de prova servem apenas para questões técnicas de layout e impressão.
b) revisões de prova servem para visualizar quaisquer erros, inclusive os de texto.
c) alterações de texto que precisam ser feitas no projeto já aprovado são de responsabilidade do editor.
d) inconsistências na estrutura da obra são verificadas e solucionadas na preparação.
e) textos devem ser formatados detalhadamente pelos autores de modo a facilitar a fase de pré-preparação.

Mais conteúdos dessa disciplina