Buscar

Ao analisar a harmonia de obras musicais compostas sobre as diretrizes da música tonal, podemos encontrar acordes que não pertencem ao campo harmôn...

Ao analisar a harmonia de obras musicais compostas sobre as diretrizes da música tonal, podemos encontrar acordes que não pertencem ao campo harmônico daquela determinada tonalidade. A este evento damos o nome de “empréstimo modal”. Os acordes de empréstimo modal são aqueles que pertencem a outras tonalidades, e que são trazidos a outro centro tonal para desempenhar funções e ornamentações harmônicas sem que a identidade tonal da obra seja comprometida. Sobre o recurso do empréstimo modal no universo da música tonal, classifique V para sentenças verdadeira e F para falsas:
( ) O empréstimo modal é bastante ocorrente entre tons homônimos.
( ) Entende-se por tons homônimos tonalidades que possuem a mesma fundamental, mas apresentam suas escalas dispostas sobre modos diferentes, como modo maior e menor. Um exemplo de tons homônimos seriam os centros tonais de Dó Maior (C) e de Dó menor (Cm).
( ) Ao se empregar o acorde de Fá menor (Fm) em uma composição na tonalidade de Dó Maior (C), podemos dizer que estamos fazendo um empréstimo modal do campo harmônico de Dó menor (Cm).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - V.
B V - F - V.
C F - F - F.
D F - V - V.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual - Harmonia e Contraponto
5 pág.

Harmonia I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada sentença: 1. "( ) O empréstimo modal é bastante ocorrente entre tons homônimos." - Esta afirmação está correta, pois o empréstimo modal é comum entre tonalidades homônimas. 2. "( ) Entende-se por tons homônimos tonalidades que possuem a mesma fundamental, mas apresentam suas escalas dispostas sobre modos diferentes, como modo maior e menor. Um exemplo de tons homônimos seriam os centros tonais de Dó Maior (C) e de Dó menor (Cm)." - Esta afirmação está correta, pois tonalidades homônimas compartilham a mesma nota fundamental. 3. "( ) Ao se empregar o acorde de Fá menor (Fm) em uma composição na tonalidade de Dó Maior (C), podemos dizer que estamos fazendo um empréstimo modal do campo harmônico de Dó menor (Cm)." - Esta afirmação está incorreta, pois o acorde de Fá menor (Fm) não pertence ao campo harmônico de Dó menor (Cm) quando utilizado em uma composição em Dó Maior (C). Portanto, a sequência correta é: A) V - V - F.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais