Buscar

Considerando o conteúdo estudado sobre as práticas abusivas, analise as afirmativas a seguir. I. O preceito insculpido no inciso V do art. 6° do CD...

Considerando o conteúdo estudado sobre as práticas abusivas, analise as afirmativas a seguir.
I. O preceito insculpido no inciso V do art. 6° do CDC dispensa a prova do caráter imprevisível do fato superveniente, bastando a demonstração objetiva da onerosidade excessiva.
II. A lesão é verificada em decorrência da quebra da reciprocidade entre as partes da relação contratual, pois se afere um desequilíbrio desde a formação do contrato.
III. A teoria da imprevisão, adotada pelo CDC, permite a revisão contratual desde que, em virtude de acontecimentos extraordinários, supervenientes e imprevisíveis, haja entre as partes.
IV. Na teoria da base objetiva do negócio jurídico o que interessa é se o fato posterior era imprevisível, alterando o ambiente econômico inicialmente previsto. A teoria da base insculpida no inciso do art. 6° do CDC, em nada difere da teoria da imprevisão no que se refere a previsibilidade do fato que determine a oneração excessiva.
A) I e II.
B) III e IV.
C) I e III.
D) II e IV.

Essa pergunta também está no material:

Av1 Direito do Consumidor
1 pág.

Direito do Consumidor

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. O preceito insculpido no inciso V do art. 6° do CDC dispensa a prova do caráter imprevisível do fato superveniente, bastando a demonstração objetiva da onerosidade excessiva. Essa afirmativa está correta. O CDC realmente dispensa a prova do caráter imprevisível do fato superveniente, bastando a demonstração objetiva da onerosidade excessiva. II. A lesão é verificada em decorrência da quebra da reciprocidade entre as partes da relação contratual, pois se afere um desequilíbrio desde a formação do contrato. Essa afirmativa está correta. A lesão ocorre devido à quebra da reciprocidade entre as partes da relação contratual, evidenciando um desequilíbrio desde a formação do contrato. III. A teoria da imprevisão, adotada pelo CDC, permite a revisão contratual desde que, em virtude de acontecimentos extraordinários, supervenientes e imprevisíveis, haja entre as partes. Essa afirmativa está incorreta. A teoria da imprevisão não é adotada pelo CDC para permitir a revisão contratual. IV. Na teoria da base objetiva do negócio jurídico o que interessa é se o fato posterior era imprevisível, alterando o ambiente econômico inicialmente previsto. A teoria da base insculpida no inciso do art. 6° do CDC, em nada difere da teoria da imprevisão no que se refere a previsibilidade do fato que determine a oneração excessiva. Essa afirmativa está correta. Na teoria da base objetiva do negócio jurídico, o importante é se o fato posterior era imprevisível, alterando o ambiente econômico inicialmente previsto. A teoria da base insculpida no inciso do art. 6° do CDC não difere da teoria da imprevisão nesse aspecto. Portanto, a alternativa correta é: D) II e IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais