Buscar

(Promotor de Justiça- MG- 2003) A respeito da lei penal no tempo, marque a opção FALSA: As leis excepcionais ou temporárias são ultrativas, ou sej...

(Promotor de Justiça- MG- 2003) A respeito da lei penal no tempo, marque a opção FALSA:

As leis excepcionais ou temporárias são ultrativas, ou seja, têm eficácia mesmo depois de cessada sua vigência, regulando os fatos praticados durante seu tempo de duração.
Em virtude da abolitio criminis cessam a execução e os efeitos principais da sentença condenatória, como a imposição de pena, permanecendo os efeitos secundários, como a reincidência e a menção do nome do réu no rol dos culpados.
Em decorrência do princípio de legalidade, a lei penal não retroagira, salvo para beneficiar o agente.
A lei posterior, que deixa de considerar como crime uma determinada conduta, retroage para alcançar os fatos anteriores à sua vigência, ainda que definitivamente julgados.

Essa pergunta também está no material:

AVALIANDO PENAL 1 - 3
2 pág.

Direito Penal I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada opção: A) As leis excepcionais ou temporárias são ultrativas, ou seja, têm eficácia mesmo depois de cessada sua vigência, regulando os fatos praticados durante seu tempo de duração. - CORRETA. As leis excepcionais ou temporárias são ultrativas, ou seja, continuam a produzir efeitos mesmo após o término de sua vigência. B) Em virtude da abolitio criminis cessam a execução e os efeitos principais da sentença condenatória, como a imposição de pena, permanecendo os efeitos secundários, como a reincidência e a menção do nome do réu no rol dos culpados. - CORRETA. Com a abolitio criminis, a conduta deixa de ser considerada crime, cessando a execução da pena, mas os efeitos secundários permanecem. C) Em decorrência do princípio de legalidade, a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o agente. - CORRETA. O princípio da legalidade estabelece que a lei penal não retroagirá, exceto para beneficiar o réu. D) A lei posterior, que deixa de considerar como crime uma determinada conduta, retroage para alcançar os fatos anteriores à sua vigência, ainda que definitivamente julgados. - FALSA. A lei penal mais benéfica retroage para beneficiar o réu, mas não retroage para prejudicá-lo. Portanto, a opção FALSA é a letra D) A lei posterior, que deixa de considerar como crime uma determinada conduta, retroage para alcançar os fatos anteriores à sua vigência, ainda que definitivamente julgados.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais