Buscar

Sobre o tratado de Westfália e a relação dos Estados com a Igreja, assinale a alternativa CORRETA: a) A soberania aplicada enfatizava o caráter de...

Sobre o tratado de Westfália e a relação dos Estados com a Igreja, assinale a alternativa CORRETA:

a) A soberania aplicada enfatizava o caráter de separação e respeito entre os estados europeus, até então entendidos como uma unidade na cristandade, um 'todo' cristão alinhado horizontalmente.
b) A Santa Sé se vê ainda mais inserida no xadrez político europeu, agora ocupado por líderes de potências protestantes e católicas que, em concordância, assinam textos em que aceitam obedecer ao sumo pontífice e sua pretensão teocrática.
c) É o momento em que se pensa na secularização da ordem política e diplomática, aproximando a Santa Sé e o papa, que até então era a maior figura internacional, do papel de árbitro entre os diferentes soberanos.
d) Ficam reforçadas as relações medievais baseadas no direito canônico e na legitimidade do poder e da autoridade suprema do papa.

Essa pergunta também está no material:

historia das relações internacionais AV1
6 pág.

História das Relações Internacionais UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) A soberania aplicada enfatizava o caráter de separação e respeito entre os estados europeus, até então entendidos como uma unidade na cristandade, um 'todo' cristão alinhado horizontalmente. - Esta afirmação está correta, pois o Tratado de Westfália contribuiu para a consolidação do conceito de soberania dos Estados. b) A Santa Sé se vê ainda mais inserida no xadrez político europeu, agora ocupado por líderes de potências protestantes e católicas que, em concordância, assinam textos em que aceitam obedecer ao sumo pontífice e sua pretensão teocrática. - Esta afirmação está incorreta, pois o Tratado de Westfália marcou o declínio do poder político da Igreja Católica na Europa. c) É o momento em que se pensa na secularização da ordem política e diplomática, aproximando a Santa Sé e o papa, que até então era a maior figura internacional, do papel de árbitro entre os diferentes soberanos. - Esta afirmação está incorreta, pois o Tratado de Westfália contribuiu para a separação entre questões políticas e religiosas. d) Ficam reforçadas as relações medievais baseadas no direito canônico e na legitimidade do poder e da autoridade suprema do papa. - Esta afirmação está incorreta, pois o Tratado de Westfália enfraqueceu a autoridade do papa e fortaleceu a autonomia dos Estados. Portanto, a alternativa correta é a letra a) A soberania aplicada enfatizava o caráter de separação e respeito entre os estados europeus, até então entendidos como uma unidade na cristandade, um 'todo' cristão alinhado horizontalmente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais