Buscar

102. No sistema constitucional brasileiro, a lei ordinária stricto sensu e a medida provisória diferem entre si porque a primeira (A) independe, pa...

102. No sistema constitucional brasileiro, a lei ordinária stricto sensu e a medida provisória diferem entre si porque a primeira (A) independe, para ser elaborada, da sujeição a pressupostos, motivação e limites materiais, circunstanciais e procedimentais expressos e a segunda somente independe da sujeição a limites materiais e procedimentais expressos. (B) destina-se, em princípio, à vigência permanente, e a segunda tem, necessariamente, dimensão temporal limitada. (C) é norma primária e a segunda é norma secundária. (D) é norma hierarquicamente superior à segunda. (E) passa a vigorar a partir de sua promulgação, salvo disposição em contrário, e a segunda vigora somente a partir de sua conversão em lei.

(A) independe, para ser elaborada, da sujeição a pressupostos, motivação e limites materiais, circunstanciais e procedimentais expressos e a segunda somente independe da sujeição a limites materiais e procedimentais expressos.
(B) destina-se, em princípio, à vigência permanente, e a segunda tem, necessariamente, dimensão temporal limitada.
(C) é norma primária e a segunda é norma secundária.
(D) é norma hierarquicamente superior à segunda.
(E) passa a vigorar a partir de sua promulgação, salvo disposição em contrário, e a segunda vigora somente a partir de sua conversão em lei.

Essa pergunta também está no material:

500questoesDireitoConstitucional-FCC
54 pág.

ocntiitucional

Concursos Universidade Estadual Vale do AcaraúUniversidade Estadual Vale do Acaraú

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar cada alternativa: (A) independe, para ser elaborada, da sujeição a pressupostos, motivação e limites materiais, circunstanciais e procedimentais expressos e a segunda somente independe da sujeição a limites materiais e procedimentais expressos. - ERRADO. Ambas a lei ordinária e a medida provisória estão sujeitas a pressupostos, motivação e limites materiais, circunstanciais e procedimentais expressos. (B) destina-se, em princípio, à vigência permanente, e a segunda tem, necessariamente, dimensão temporal limitada. - ERRADO. A medida provisória tem uma vigência temporária, enquanto a lei ordinária pode ser permanente. (C) é norma primária e a segunda é norma secundária. - ERRADO. Ambas são consideradas normas primárias. (D) é norma hierarquicamente superior à segunda. - ERRADO. A medida provisória é hierarquicamente inferior à lei ordinária. (E) passa a vigorar a partir de sua promulgação, salvo disposição em contrário, e a segunda vigora somente a partir de sua conversão em lei. - ERRADO. A medida provisória entra em vigor imediatamente após sua publicação, enquanto a lei ordinária segue o processo legislativo normal. Portanto, nenhuma das alternativas está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina