Buscar

Estão corretas: I. A concessão de medida cautelar na ação direta de inconstitucionalidade determina automática repristinação da legislação anterior...

Estão corretas:
I. A concessão de medida cautelar na ação direta de inconstitucionalidade determina automática repristinação da legislação anterior, caso existente, operando efeitos ex tunc.
II. Cabe medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade por omissão, em caso de excepcional urgência e relevância da matéria, mediante manifestação dos órgãos e autoridades responsáveis pela omissão inconstitucional, sendo-lhes facultada sustentação oral no julgamento do pedido de medida cautelar.
III. As leis e atos normativos gozam de presunção iuris tantum de constitucionalidade, cabendo àquele que alega a inconstitucionalidade o ônus da prova.
a) todas as assertivas.
b) apenas II, III, e V.
c) apenas II, III, IV e V.
d) apenas I, II, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

Preparatório Exame de Ordem
251 pág.

Direito Penal I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I. A concessão de medida cautelar na ação direta de inconstitucionalidade determina automática repristinação da legislação anterior, caso existente, operando efeitos ex tunc. Essa afirmação está incorreta. A concessão de medida cautelar na ação direta de inconstitucionalidade não implica automaticamente na repristinação da legislação anterior. II. Cabe medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade por omissão, em caso de excepcional urgência e relevância da matéria, mediante manifestação dos órgãos e autoridades responsáveis pela omissão inconstitucional, sendo-lhes facultada sustentação oral no julgamento do pedido de medida cautelar. Essa afirmação está correta. É possível a concessão de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade por omissão em casos de urgência e relevância da matéria. III. As leis e atos normativos gozam de presunção iuris tantum de constitucionalidade, cabendo àquele que alega a inconstitucionalidade o ônus da prova. Essa afirmação está correta. As leis e atos normativos são presumidos constitucionais, cabendo a quem alega a inconstitucionalidade o ônus da prova. Com base na análise das alternativas, a resposta correta é: b) apenas II, III, e V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais