Logo Passei Direto
Buscar
O conhecimento sobre a estrutura linguística necessita de contínua adaptação e trabalho, isso porque a língua é uma realidade mental que, em seus limites, pode se confundir com o próprio pensamento. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir: I. Não é sempre que haverá um adjetivo correspondente na mesma família de palavras e de significado idêntico ao da locução adjetiva. II. Uma locução adjetiva não pode ser constituída de preposição + advérbio, como em “O leite de ontem estava azedo”. III. A expressão “Negócio da China” é usada para designar um negócio lucrativo e é um exemplo de que alguns substantivos das locuções adjetivas podem não ter ligação com o adjetivo que o substitui. IV. Na frase “Ele estuda à noite” as palavras classificam-se como uma locução adverbial de tempo. É correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) I, II e IV
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Não é sempre que haverá um adjetivo correspondente na mesma família de palavras e de significado idêntico ao da locução adjetiva. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois existem locuções adjetivas que não têm um adjetivo correspondente direto. II. Uma locução adjetiva não pode ser constituída de preposição + advérbio, como em “O leite de ontem estava azedo”. Falso, a locução adjetiva é formada por um substantivo e um adjetivo, e a frase apresentada é um exemplo de locução adverbial, não adjetiva. III. A expressão “Negócio da China” é usada para designar um negócio lucrativo e é um exemplo de que alguns substantivos das locuções adjetivas podem não ter ligação com o adjetivo que o substitui. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a expressão é uma locução que não tem relação direta com um adjetivo. IV. Na frase “Ele estuda à noite” as palavras classificam-se como uma locução adverbial de tempo. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois "à noite" é uma locução adverbial que indica tempo. Agora, vamos ver quais itens são verdadeiros: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro Portanto, as afirmações corretas são I, III e IV. A alternativa correta é: b) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmação: I. Não é sempre que haverá um adjetivo correspondente na mesma família de palavras e de significado idêntico ao da locução adjetiva. Esta afirmação está correta, pois nem sempre há um adjetivo correspondente exato para uma locução adjetiva. II. Uma locução adjetiva não pode ser constituída de preposição + advérbio, como em “O leite de ontem estava azedo”. Essa afirmação está incorreta, pois a locução adjetiva pode sim ser formada por preposição + advérbio. III. A expressão “Negócio da China” é usada para designar um negócio lucrativo e é um exemplo de que alguns substantivos das locuções adjetivas podem não ter ligação com o adjetivo que o substitui. Essa afirmação está correta, pois a expressão "Negócio da China" é um exemplo de locução adjetiva em que o substantivo não tem ligação direta com o adjetivo. IV. Na frase “Ele estuda à noite” as palavras classificam-se como uma locução adverbial de tempo. Essa afirmação está correta, pois "à noite" é uma locução adverbial de tempo. Portanto, a resposta correta é: b) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na disciplina em questão, você estudou sobre as orações coordenadas e as subordinadas. Sabe-se que as orações coordenadas podem ser ligadas por uma conjunção (sindéticas) ou podem se ligar sem uma conjunção (assindéticas). Considerando o contexto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas. I - Geralmente, as conjunções não são antecedidas pela vírgula, ou ainda podem ser deslocadas dentro do período. PORQUE II. A função das conjunções é unir as orações. É correto o que se afirma em:

a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição falsa.

Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, Morfologia é o estudo sobre a formação das palavras. Sabemos que toda palavra possui uma raiz. Sendo assim, para a criação de uma nova palavra, é possível ter elementos já existentes na língua como base. Na Língua Portuguesa, os processos de criação de palavras mais comuns são derivação e composição. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - A composição equivale a junção de dois ou mais elementos significativos em uma língua. PORQUE II - Essa junção resulta em uma nova palavra, com significado único. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições falsas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
I. O aposto é o termo da oração que explica, esclarece, desenvolve, identifica e define outro termo.
II. O aposto é um termo de entonação exclamativa, relacionado com o sujeito, uma forma de chamamento.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Em relação aos estudos sobre a origem do português brasileiro, avalie as afirmações a seguir:
I. As linguagens locais, decorrentes do latim vulgar, ganharam prestígio até se transformarem em línguas românicas.
II. O latim vulgar e o latim literário eram semelhantes tanto no léxico quanto na estrutura gramatical.
III. O fato de o português ser derivado do latim faz com que tenhamos o domínio de compreensão da literatura latina.
IV. O latim foi uma língua mundial até o século XVIII, perdendo espaço para a língua francesa, que foi substituída pelo inglês.
I e IV, apenas

Mais conteúdos dessa disciplina