Buscar

Com reação ao domínio da terra e a mão-de-obra utilizada nas sociedades egípcia e mesopotâmica, é correto afirmar que: a produção de excedentes, ne...

Com reação ao domínio da terra e a mão-de-obra utilizada nas sociedades egípcia e mesopotâmica, é correto afirmar que:
a produção de excedentes, necessária a intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.
o Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os outros grupos.
desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra.
a superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, consequentemente, à utilização da mão-de-obra escrava.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIOS AULA 04 BALDANZI ORIENTAL
3 pág.

História Antiga Oriental Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações em relação ao domínio da terra e à mão-de-obra utilizada nas sociedades egípcia e mesopotâmica: A) A produção de excedentes, necessária à intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico, era garantida pela ampla utilização do trabalho livre. - ERRADO. Na verdade, a produção de excedentes nessas sociedades era frequentemente garantida pela utilização de mão-de-obra escrava. B) O Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os outros grupos. - ERRADO. Nas sociedades egípcia e mesopotâmica, o Estado era mais um instrumento de controle das camadas dominantes do que das camadas populares. C) Desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos. - CORRETO. O modo de produção escravista estava de fato relacionado ao caráter bélico e expansionista dessas sociedades. D) Predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra. - ERRADO. Nas sociedades egípcia e mesopotâmica, a mão-de-obra escrava era mais comum do que a servidão coletiva. E) A superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, consequentemente, à utilização da mão-de-obra escrava. - ERRADO. O surgimento da propriedade privada e da utilização da mão-de-obra escrava estava mais relacionado à concentração de poder e riqueza nas mãos de poucos do que à superação das comunidades. Portanto, a alternativa correta é a C) desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando