Buscar

À luz do que dispõe o Decreto 10.024/2019 e a jurisprudência do TCU, julgue correta ou incorreta as seguintes ilações sobre o procedimento acima do...

À luz do que dispõe o Decreto 10.024/2019 e a jurisprudência do TCU, julgue correta ou incorreta as seguintes ilações sobre o procedimento acima do órgão público:
I - O valor de intervalo mínimo de 1% representa uma parcela considerável do valor unitário de cada item, o que pode impedir a oferta de mais lances e, por consequência, a obtenção de melhores propostas.
II - Ante a previsão contida no art. 14, inc. III, do Decreto 10.024/2019, em tese, restaria afastada a irregularidade do procedimento.
III - A estipulação do percentual a ser definido no edital está na esfera discricionária do órgão, devendo ser observados os princípios da proporcionalidade, à medida que o Decreto 10.024/2019 não determina o valor que se deve nele inserir.
IV - A depender dos valores estimados para o objeto da licitação - por item ou global -, há de se considerar que o excessivo intervalo mínimo entre lances (valores ou percentuais) teria o condão de também prejudicar a competitividade no certame, tendo em vista que poderia impedir lances eventualmente vantajosos que não atenderiam necessariamente ao percentual mínimo de 1% definido no edital.
a. I, II, III, IV estão corretas.
b. I, II, III estão incorretas.
c. Somente II e III estão corretas.
d. Somente I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliacao de Aprendizagem_ Revisao da tentativa
7 pág.

Pregão Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I - O valor de intervalo mínimo de 1% representa uma parcela considerável do valor unitário de cada item, o que pode impedir a oferta de mais lances e, por consequência, a obtenção de melhores propostas. Essa afirmação está correta, pois um intervalo mínimo muito alto pode de fato limitar a competição e a obtenção de propostas mais vantajosas. II - Ante a previsão contida no art. 14, inc. III, do Decreto 10.024/2019, em tese, restaria afastada a irregularidade do procedimento. Essa afirmação está incorreta, pois a simples previsão legal não afasta automaticamente a irregularidade do procedimento, sendo necessário observar se a aplicação prática está de acordo com a legislação. III - A estipulação do percentual a ser definido no edital está na esfera discricionária do órgão, devendo ser observados os princípios da proporcionalidade, à medida que o Decreto 10.024/2019 não determina o valor que se deve nele inserir. Essa afirmação está correta, pois a definição do percentual mínimo é uma decisão discricionária do órgão licitante, desde que respeite os princípios da proporcionalidade e da competitividade. IV - A depender dos valores estimados para o objeto da licitação - por item ou global -, há de se considerar que o excessivo intervalo mínimo entre lances (valores ou percentuais) teria o condão de também prejudicar a competitividade no certame, tendo em vista que poderia impedir lances eventualmente vantajosos que não atenderiam necessariamente ao percentual mínimo de 1% definido no edital. Essa afirmação está correta, pois um intervalo mínimo muito alto pode de fato prejudicar a competitividade da licitação. Portanto, a alternativa correta é: a. I, II, III, IV estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais