Buscar

2ª QUESTÃO Sobre a base dos pontos-de-partida gregos da interpretação do ser constitui-se um dogma que não só declara supérflua a pergunta pelo sen...

2ª QUESTÃO
Sobre a base dos pontos-de-partida gregos da interpretação do ser constitui-se um dogma que não só declara supérflua a pergunta pelo sentido de ser, mas além disso sanciona sua omissão. Diz-se: ‘ser’ é o conceito mais universal e o mais vazio e, como tal, resiste a toda tentativa de definição. Mas esse que dentre conceitos é o mais universal e, portanto, indefinível, não requer também definição, pois cada um de nós o emprega constantemente e cada vez já entende o que visa com ele. Assim, o que movia e como algo oculto mantinha na inquietação o filosofar antigo passou a ser claro como o sol, um-poder-ser-entendido-por-si-mesmo.
Fonte: Disponível em: (HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Fausto Castilho. Editora Unicamp e Editora Vozes. Campinas – SP e Petrópolis – RJ, 2012, p. 33).
Considerando o trecho acima, avalie as afirmacoes a seguir e assinale a opção correta:
A ontologia é um tipo de saber que não altera nossa percepção sobre o ser-no-mundo.
Para Heidegger, o ser humano é algo situado no mundo como ser-no-mundo.
Heidegger era contra uma filosofia hermenêutica.
Heidegger foi um fenomenólogo e contrário a ontologia.
Segundo Heidegger, o ser humano é um ser-para-além-do-mundo.
III, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 2 - FIL - A DINÂMICA DA FILOSOFIA NA CONTEMPORANEIDADe
7 pág.

Filosofia Contemporânea Centro Universitário de Maringá - EADCentro Universitário de Maringá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: I. A ontologia é um tipo de saber que não altera nossa percepção sobre o ser-no-mundo. - Correto. Heidegger considerava a ontologia como fundamental para compreender o ser-no-mundo. II. Para Heidegger, o ser humano é algo situado no mundo como ser-no-mundo. - Correto. Heidegger enfatizava a ideia de que o ser humano está imerso no mundo e é parte integrante dele. III. Heidegger era contra uma filosofia hermenêutica. - Incorreto. Heidegger era conhecido por sua abordagem hermenêutica da filosofia. IV. Heidegger foi um fenomenólogo e contrário a ontologia. - Incorreto. Heidegger foi tanto um fenomenólogo quanto um ontólogo, pois sua obra aborda questões ontológicas. V. Segundo Heidegger, o ser humano é um ser-para-além-do-mundo. - Incorreto. Para Heidegger, o ser humano é um ser-no-mundo, não um ser-para-além-do-mundo. Portanto, a opção correta é: I e III, apenas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais