Buscar

Acerca do papel da assistência social em contextos de emergência, identifique a opção correta. a. O Serviço de Proteção em Situações de Calamidade...

Acerca do papel da assistência social em contextos de emergência, identifique a opção correta.

a. O Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências é um serviço coordenado pela Defesa Civil para acolhimento de pessoas desalojadas ou desabrigadas em virtude de desastres.
b. Cabe à União cofinanciar o Serviço de Proteção em situações de Calamidades Públicas e Emergências, mediante critérios preestabelecidos, de forma a apoiar os municípios, os estados e o Distrito Federal na redução dos riscos e vulnerabilidades vivenciados por pessoas e famílias em contextos de emergências ou em calamidades públicas.
c. Medidas especiais de antecipação de calendário de transferências de programas e benefícios federais podem agregar às ações de proteção em situações de emergência (SE) ou em estado de calamidade pública (ECP), a exemplo da antecipação do Programa Bolsa Família (PBF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
d. Caso o município apresente uma demanda de expansão ou de atendimento de uma situação não prevista em seu planejamento anual, que exige a estruturação de uma ação continuada em seu território, deverá acionar o governo federal para implantar o serviço de proteção em situações de calamidades públicas e emergências, de forma a atender a toda pessoa que necessitar.
e. O aumento acelerado do fluxo migratório na fronteira do Brasil com a Venezuela impulsionou a assistência humanitária de imigrantes e refugiados pelo governo brasileiro. Essa medida excepcional integra atores governamentais, organizações não governamentais nacionais e internacionais, sociedade civil e voluntários em torno da implantação de medidas que amenizem o risco e promovam a proteção integral dessas pessoas. Exemplo disso é o convênio que o governo federal realiza diretamente com as entidades que acolhem os imigrantes para o atendimento das necessidades básicas de sobrevivência e inclusão no mundo do trabalho.

Essa pergunta também está no material:

Exercicio avaliativo - Modulo 4 Revisao da tenta
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada opção: a. O Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências é um serviço coordenado pela Defesa Civil para acolhimento de pessoas desalojadas ou desabrigadas em virtude de desastres. Essa afirmação está correta, pois descreve corretamente o papel do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências. b. Cabe à União cofinanciar o Serviço de Proteção em situações de Calamidades Públicas e Emergências, mediante critérios preestabelecidos, de forma a apoiar os municípios, os estados e o Distrito Federal na redução dos riscos e vulnerabilidades vivenciados por pessoas e famílias em contextos de emergências ou em calamidades públicas. Essa afirmação está incorreta, pois a responsabilidade de cofinanciamento não é exclusiva da União. c. Medidas especiais de antecipação de calendário de transferências de programas e benefícios federais podem agregar às ações de proteção em situações de emergência (SE) ou em estado de calamidade pública (ECP), a exemplo da antecipação do Programa Bolsa Família (PBF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essa afirmação está correta, pois destaca a importância das medidas especiais de antecipação de benefícios em situações de emergência. d. Caso o município apresente uma demanda de expansão ou de atendimento de uma situação não prevista em seu planejamento anual, que exige a estruturação de uma ação continuada em seu território, deverá acionar o governo federal para implantar o serviço de proteção em situações de calamidades públicas e emergências, de forma a atender a toda pessoa que necessitar. Essa afirmação está correta, pois descreve a necessidade de acionar o governo federal em situações de emergência não previstas. e. O aumento acelerado do fluxo migratório na fronteira do Brasil com a Venezuela impulsionou a assistência humanitária de imigrantes e refugiados pelo governo brasileiro. Essa medida excepcional integra atores governamentais, organizações não governamentais nacionais e internacionais, sociedade civil e voluntários em torno da implantação de medidas que amenizem o risco e promovam a proteção integral dessas pessoas. Exemplo disso é o convênio que o governo federal realiza diretamente com as entidades que acolhem os imigrantes para o atendimento das necessidades básicas de sobrevivência e inclusão no mundo do trabalho. Essa afirmação está correta, pois destaca a importância da assistência humanitária em situações de fluxo migratório acelerado. Portanto, as opções corretas são: a, c, d e e.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais