Logo Passei Direto
Buscar
09. (MACK) Para inibir a ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve:

a) Estar na mesma concentração da enzima.
b) Ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima.
c) Recobrir toda a molécula da enzima.
d) Ter a mesma função biológica do substrato da enzima.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para inibir a ação de uma enzima ocupando o sítio ativo, a substância que você fornecer deve se assemelhar ao substrato da enzima, de modo que consiga se ligar ao sítio ativo e impedir que o substrato real se ligue. Isso é conhecido como inibição competitiva. Analisando as alternativas: a) Estar na mesma concentração da enzima - A concentração não é o fator determinante para a inibição, mas sim a capacidade de se ligar ao sítio ativo. b) Ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima - Esta é a alternativa correta, pois a substância precisa ter uma estrutura semelhante ao substrato para se ligar ao sítio ativo. c) Recobrir toda a molécula da enzima - Isso não é necessário e não se relaciona com a inibição do sítio ativo. d) Ter a mesma função biológica do substrato da enzima - A função biológica não é relevante para a inibição, o que importa é a capacidade de se ligar ao sítio ativo. Portanto, a alternativa correta é: b) Ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para inibir a ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve: b) Ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

01. (IFSudeste-MG) Sobre as enzimas, marque a única alternativa errada.
a) São constituídas de aminoácidos.
b) A enzima pepsina é produzida no estômago e atua sobre proteínas.
c) A temperatura interfere na velocidade da reação.
d) De modo geral, cada enzima tem um pH ótimo de atividade.
e) A interação com o substrato altera a estrutura primaria da enzima.
a) Estão corretas apenas as características I, II e III.
b) Estão corretas apenas as características II, III e IV.
c) Estão corretas apenas as características I, III e IV.
d) Todas as características estão corretas.
e) Todas as características estão incorretas.

07. (UFPI) Dentre os vários tipos de proteínas que são sintetizadas encontram-se as enzimas, que se caracterizam por serem:

a) Substâncias inorgânicas que compõem a estrutura dos seres vivos.
b) Catalisadores orgânicos fundamentais para as reações que fazem parte do metabolismo celular.
c) Transportadores de substâncias presentes nas membranas que envolvem as organelas.
d) Substâncias químicas que são consumidas nos diferentes processos químicos celulares.

10. (UEPB) Arquilino Pestana, professor de Biologia, após expor para seus alunos da 1ª série do ensino Médio o conteúdo referente a “Enzimas” – biocatalizadores de natureza protéica –, lhes propôs o seguinte questionamento: “Sabendo-se que os peroxissomos são organelas que contêm uma catalase – a peroxidase –, o que ocorrerá quando acrescentarmos aos recipientes abaixo, numerados de 1 a 3, peróxido de hidrogênio (H2O2 )?” Recipiente 1: carne cozida a 80ºC por 1,5 horas e recém cortada em pequenos pedaços. Recipiente 2: carne descongelada e recém cortada em pequenos pedaços, após três dias de congelamento a –2ºC. Recipiente 3: Solanum tuberosum (batata) recém cortada em pequenos pedaços, tendo sido mantida todo tempo em temperatura de 32ºC. Podemos afirmar que:
I. No recipiente 1 não ocorrerá nenhuma alteração, pois as enzimas desnaturam em temperaturas superiores a 40ºC.
II. Nos recipientes 1 e 2, nenhuma alteração será percebida, pois tanto temperaturas elevadas quanto baixas provocam inativação enzimática.
III. No recipiente 2 ocorrerá um “borbulhamento” na superfície da carne, em decorrência da ação da peroxidase, promovendo a quebra do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, visto que temperaturas baixas apenas inativam as enzimas, sendo este um fenômeno reversível.
IV. No recipiente 3 ocorrerá a seguinte reação: H2O2 → H2O + O, já que a 32ºC a peroxidase está em seu ótimo de temperatura.
V. No recipiente 3 não ocorrerá qualquer tipo de reação, já que os peroxissomos são organelas típicas dos animais.
a)I, III e IV.
b)II e IV.
c)II, apenas.
d)I, III e V.
e)III, apenas.

11. (UFSCAR) Considere as quatro frases seguintes.
I. Enzimas são, na sua grande maioria, proteínas que atuam como catalisadores de reações químicas.
II. Cada reação química que ocorre em um ser vivo, geralmente, é catalisada por um tipo de enzima.
III. A velocidade de uma reação enzimática independe de fatores como temperatura e pH do meio.
IV. As enzimas sofrem um enorme processo de desgaste durante a reação química da qual participam.
a) I e III, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Acerca das enzimas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
0 - Quando uma enzima é aquecida acima de determinada temperatura e sofre desnaturação, torna-se inativa. Colocada novamente em temperatura ideal, não mais adquire sua configuração primitiva, nem sua capacidade catalítica.
1 - Toda enzima é formada por um grupo prostético (coenzima) e uma parte proteica (apoenzima), que são inativos isoladamente.
2 - As enzimas, à semelhança dos catalisadores inorgânicos, apresentam especificidade de ação.
3 - A ligação entre a enzima e o substrato, requer elevada quantidade de energia para ser rompida.
4 - Agem sobre substâncias específicas, denominadas substrato.
a) 1, 2 e 3.
b) 2 e 3, apenas.
c) 1 e 2, apenas.
d) 1 e 3, apenas.
e) 2, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina