Buscar

O que caracteriza a Ação Penal Privada? Ocorre quando o Estado legitima o ofendido ou seu representante legal a ingressar com ação penal, pleiteand...

O que caracteriza a Ação Penal Privada?
Ocorre quando o Estado legitima o ofendido ou seu representante legal a ingressar com ação penal, pleiteando a condenação do agressor, em hipóteses excepcionais. O particular, portanto, passa a ter o direito de ação, a legitimidade para o oferecimento da ação penal privada, embora a titularidade do direito de punir permaneça com o Estado.
Princípios: Oportunidade e conveniência, disponibilidade, indivisibilidade, intranscendência ou pessoalidade.
Legitimidade ativa: É do ofendido ou o seu representante legal. Se houver morte ou declaração de ausência do ofendido, passam a ter legitimidade ativa o cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos, nesta ordem de preferência, embora qualquer um possa prosseguir na ação, caso o querelante desista da instância ou a abandone.
Renúncia: É ato unilateral do ofendido, e ocorre quando a vítima se recusa a tomar providência contra o seu agressor. Opera-se até o oferecimento da ação penal; é irretratável; a renúncia feita para um agressor necessariamente beneficia os demais; pode ser expressa ou tácita.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina e Questões (4)
346 pág.

Ciência Política I Faculdade de BalsasFaculdade de Balsas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Ação Penal Privada é caracterizada pela legitimidade do ofendido ou seu representante legal para ingressar com a ação penal, pleiteando a condenação do agressor em situações excepcionais. O particular tem o direito de ação, mas a titularidade do direito de punir permanece com o Estado. Os princípios que regem a Ação Penal Privada são: oportunidade e conveniência, disponibilidade, indivisibilidade, intranscendência ou pessoalidade. A legitimidade ativa pertence ao ofendido ou seu representante legal, podendo ser estendida ao cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos em determinadas circunstâncias. A renúncia é um ato unilateral do ofendido, irretratável e pode ser expressa ou tácita.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais