Buscar

Acerca dos poderes e deveres da administração pública, assinale a opção correta. A-A autoexecutoriedade é considerada exemplo de abuso de poder: o ...

Acerca dos poderes e deveres da administração pública, assinale a opção correta.
A-A autoexecutoriedade é considerada exemplo de abuso de poder: o agente público poderá impor medidas coativas a terceiros somente se autorizado pelo Poder Judiciário.
B-À administração pública cabe o poder disciplinar para apurar infrações e aplicar penalidades a pessoas sujeitas à disciplina administrativa, mesmo que não sejam servidores públicos.
C-Poder vinculado é a prerrogativa do poder público para escolher aspectos do ato administrativo com base em critérios de conveniência e oportunidade; não é um poder autônomo, devendo estar associado ao exercício de outro poder.
D-Faz parte do poder regulamentar estabelecer uma relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos, incluindo o poder de delegar e avocar atribuições.
E-O dever de prestar contas aos tribunais de contas é específico dos servidores públicos; não é aplicável a dirigente de entidade privada que receba recursos públicos por convênio.
a) A alternativa A está correta.
b) A alternativa B está correta.
c) A alternativa C está correta.
d) A alternativa D está correta.
e) A alternativa E está correta.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina e Questões (4)
346 pág.

Ciência Política I Faculdade de BalsasFaculdade de Balsas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A autoexecutoriedade é considerada exemplo de abuso de poder: o agente público poderá impor medidas coativas a terceiros somente se autorizado pelo Poder Judiciário. - Errado. A autoexecutoriedade é um dos princípios da administração pública que permite à administração pública agir de forma direta e imediata para garantir o cumprimento de suas decisões, sem autorização judicial. B) À administração pública cabe o poder disciplinar para apurar infrações e aplicar penalidades a pessoas sujeitas à disciplina administrativa, mesmo que não sejam servidores públicos. - Correto. O poder disciplinar da administração pública se estende a todas as pessoas sujeitas à disciplina administrativa, não apenas servidores públicos. C) Poder vinculado é a prerrogativa do poder público para escolher aspectos do ato administrativo com base em critérios de conveniência e oportunidade; não é um poder autônomo, devendo estar associado ao exercício de outro poder. - Errado. O poder vinculado é aquele em que a administração pública não possui margem de escolha, devendo agir de acordo com a lei, sem discricionariedade. D) Faz parte do poder regulamentar estabelecer uma relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos, incluindo o poder de delegar e avocar atribuições. - Errado. O poder regulamentar refere-se à competência do chefe do Poder Executivo para editar decretos e regulamentos que visam a fiel execução das leis, não envolvendo a relação de coordenação e subordinação entre órgãos. E) O dever de prestar contas aos tribunais de contas é específico dos servidores públicos; não é aplicável a dirigente de entidade privada que receba recursos públicos por convênio. - Errado. O dever de prestar contas aos tribunais de contas é aplicável a todos os gestores públicos, sejam servidores públicos ou dirigentes de entidades privadas que recebam recursos públicos por convênio. Portanto, a alternativa correta é: b) A alternativa B está correta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina