Buscar

Observe a importância da pontuação e da entonação no texto a seguir, extraído da obra de Fernandes e Dourado (2002): O TESTAMENTO Um homem rico, se...

Observe a importância da pontuação e da entonação no texto a seguir, extraído da obra de Fernandes e Dourado (2002): O TESTAMENTO Um homem rico, sentindo que estava morrendo, pediu o papel e a caneta e escreveu: “Deixo os meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta ao alfaiate nada aos pobres.” Não teve tempo de pontuar e morreu. Eram quatro os herdeiros. Chegou o sobrinho e fez estas pontuações na cópia do bilhete: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta ao alfaiate. Nada aos pobres.” A irmã do morto chegou em seguida, com outra cópia do escrito, pontuada deste modo: “Deixo os meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta ao alfaiate. Nada aos pobres.” Surgiu o alfaiate que, pedindo a cópia do original, fez estas pontuações: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não. Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta ao alfaiate. Nada aos pobres.” O juiz estudava o caso quando chegaram os pobres da cidade; um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou assim: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta ao alfaiate? Nada! Aos pobres!” Note que a pontuação pode fazer enorme diferença nas frases que escrevemos. Uma vírgula pode modificar o sentido do que intencionamos dizer ou até mesmo inverter nossos desejos. Por isso é tão importante que a pontuação seja levada em consideração. Nos concursos públicos, a habilidade de pontuar corretamente é sempre cobrada. A seguir, veja as principais regras gramaticais para o uso correto da pontuação.

(A) Ainda que tenha se aproximado, dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.
(B) Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.
(C) Ainda, que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas, que é caracterizada, antes de tudo por uma dicção, extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.
(D) Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski, deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal avessa, a todas as tentativas de rotulação.

Essa pergunta também está no material:

Português para Concursos - Murilo Oliveira de Castro Coelho
226 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: (A) Ainda que tenha se aproximado, dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação. - Nesta alternativa, a pontuação está correta, com o uso adequado de vírgulas para separar as ideias. (B) Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação. - Nesta alternativa, a pontuação está correta, com o uso adequado de vírgulas para separar as ideias. (C) Ainda, que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas, que é caracterizada, antes de tudo por uma dicção, extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação. - Nesta alternativa, há um erro de pontuação. A vírgula após "Ainda" está incorreta. (D) Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski, deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal avessa, a todas as tentativas de rotulação. - Nesta alternativa, há vários erros de pontuação. As vírgulas estão sendo usadas de forma inadequada, o que prejudica a clareza da frase. Portanto, as alternativas corretas são (A) e (B).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando