Considerando os diversos pontos de atenção que compõem a Rede de Atenção em Saúde, analise os itens abaixo e coloque V para Verdadeiros enquanto componente da RAS e F para Falso quando não. Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA. a) V/V/F/F/V. b) V/V/V/V/V. c) F/V/F/F/V. d) F/V/V/F/V. e) F/V/V/V/V.
(Residência/UFG/2022) O movimento da reforma sanitária se referia ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde e nasceu, na década de 1970, no contexto da luta contra a ditadura. Este movimento teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde que foi realizada em 1986, liderada por profissionais da saúde e pessoas de movimentos e organizações da sociedade civil. 1988, liderada pelo governo, por partidos políticos e por organizações internacionais. 1986, liderada pelo governo, por partidos políticos e por organizações internacionais. 1988, liderada por profissionais da saúde e pessoas de movimentos e organizações da sociedade civil. a) 1986, liderada por profissionais da saúde e pessoas de movimentos e organizações da sociedade civil. b) 1988, liderada pelo governo, por partidos políticos e por organizações internacionais. c) 1986, liderada pelo governo, por partidos políticos e por organizações internacionais. d) 1988, liderada por profissionais da saúde e pessoas de movimentos e organizações da sociedade civil.
(Residência/UPE/2022) No histórico da construção do sistema de saúde brasileiro (SUS), resultado da unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões no contexto do regime autoritário em 1966, surge um componente assistencial marcado pelo seu caráter privatista e médico-hospitalocêntrico. Assinale a alternativa que corresponde a esse componente.
a) Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). b) Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SIMPAS). c) Programa de Ações Integradas de Saúde (PAIS). d) Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). e) Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP).
(Residência/UFG/2022) Além dos princípios finalísticos, integram o SUS os princípios estratégicos que dizem respeito às diretrizes políticas, organizativas e operacionais e que apontam como deve ser construído o sistema. Neste contexto, os princípios estratégicos são:
a) humanização, integração, solidariedade e garantia de acesso. b) descentralização, garantia de acesso, hierarquização e solidariedade. c) humanização, regionalização, participação social e integração. d) descentralização, regionalização, hierarquização e participação social.
(Residência/UPE/2022) Segundo a Lei nº 8.080/90, estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO: Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS). Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) só poderão ser exercidos em regime de tempo integral. As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS). Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam. O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada, mesmo quando suas disponibilidades forem suficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área.
As bases legais sobre a participação social no SUS foram promulgadas em 1990 na Lei Orgânica da Saúde (LOS). É importante registrar que a LOS foi editada após importantes vetos do governo em uma atmosfera muito nebulosa quanto à efetivação das conquistas constitucionais. A Lei nº 8.080/90 reafirma, no seu artigo 7º, a participação social como um princípio para o SUS e a Lei nº 8.142/90, no seu artigo 1º, define que:
a) o orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades. b) as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) sejam deliberados pelo conselho social de saúde. c) a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção fique a cargo do conselho nacional de saúde. d) sem prejuízo das funções do poder legislativo, sejam criados os conselhos e as conferências de saúde como forma de instituição de participação da comunidade na gestão do SUS. e) a assistência às pessoas, por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, seja realizada sob fiscalização dos respectivos conselhos de saúde.