Logo Passei Direto
Buscar
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta:

A) O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das Ciências Sociais. que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente.
B) A Revolução Industrial, por ter sido um movimento eminentemente econômico, não influenciou o surgimento das Ciências Sociais.
C) A Revolução Francesa, pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das Ciências Sociais.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções fornecidas: A) O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das Ciências Sociais. que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente. B) A Revolução Industrial, por ter sido um movimento eminentemente econômico, não influenciou o surgimento das Ciências Sociais. C) A Revolução Francesa, pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das Ciências Sociais. A opção correta é a alternativa A) O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das Ciências Sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sociologia da Educação Questão 1) - 0,50 ponto(s) Diferentemente dos pensadores liberais, Marx tem uma visão crítica e negativa do papel do Estado. Sobre a relação entre Estado e sociedade segundo Karl Marx, é correto afirmar. A) o Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes. B) o Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens. C) os regimes totalitários são condição essencial para que o Estado represente, igualmente, os interesses das diversas classes sociais. D) a finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade. E) o Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.

A) o Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
B) o Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
C) os regimes totalitários são condição essencial para que o Estado represente, igualmente, os interesses das diversas classes sociais.
D) a finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
E) o Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.

Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A respeito da origem e do desenvolvimento da Sociologia, analise as proposições a seguir e assinale a CORRETA. A) A transformação social, objeto de estudo da sociologia, está associada somente às mudanças tecnológicas provocadas pelo homem. B) A cultura, nos estudos sociológicos, pode ser entendida como o acúmulo de informações sobre os mais diferentes campos de conhecimento. C) O pensamento de Karl Marx, influente no século XIX para o desenvolvimento das Ciências Sociais, analisou e defendeu o sistema capitalista, sob o argumento de que era inerente às relações sociais. D) O Os estudos sociológicos das transformações sociais e suas implicações têm origens nas sociedades ocidentais, com base na industrialização e nas repercussões sociais provocadas pela Revolução Industrial. E) Max Weber, analisou a origem da ética capitalista, condenando-a e defendendo o socialismo como alternativa para as desigualdades provocadas pelo capitalismo.

A) A transformação social, objeto de estudo da sociologia, está associada somente às mudanças tecnológicas provocadas pelo homem.
B) A cultura, nos estudos sociológicos, pode ser entendida como o acúmulo de informações sobre os mais diferentes campos de conhecimento.
C) O pensamento de Karl Marx, influente no século XIX para o desenvolvimento das Ciências Sociais, analisou e defendeu o sistema capitalista, sob o argumento de que era inerente às relações sociais.
D) O Os estudos sociológicos das transformações sociais e suas implicações têm origens nas sociedades ocidentais, com base na industrialização e nas repercussões sociais provocadas pela Revolução Industrial.
E) Max Weber, analisou a origem da ética capitalista, condenando-a e defendendo o socialismo como alternativa para as desigualdades provocadas pelo capitalismo.

Um dos conceitos mais importantes da Sociologia é o conceito de socialização primária. Sobre o conceito de Socialização analise as afirmativas abaixo: I. Socialização é o processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser membro a sociedade. II. A socialização do indivíduo começa com o nascimento e sua entrada no mundo social. III. Desde o nascimento, a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. IV. Para aprender a viver em sociedade a criança não necessita do convívio com outros seres humanos. Estão corretas:

A) II, III e IV
B) I, II e III
C) I, II e IV
D) I, III e IV
E) I, II, III e IV.

Durkheim definiu um objeto de estudo e um método para a sociologia. Para ele, a sociologia deveria tornar-se uma disciplina independente, pois existia um conjunto de fenômenos específicos para serem abordados por esta ciência. Para Durkheim a sociologia deveria se ocupar com:

A) O Os fatos sociais.
B) Os fenômenos sobrenaturais.
C) Os fenômenos psicológicos.
D) Os fenômenos da natureza.
E) Os fatos históricos.

(s) O pensamento sociológico de Durkheim, conhecido como funcionalismo é um dos paradigmas da sociologia. Durkheim é um dos mais importantes teóricos da Sociologia. Ele foi um dos mais importantes intérpretes da sociedade capitalista pós-revolução industrial. Com base na teoria de Durkheim, analise as afirmativas abaixo: I. Os fatos sociais se apresentam aos indivíduos como aos indivíduos como exteriores e coercitivos. II. Os fatos sociais são impositivos, ou seja, nos comportamentos segundo as regras já estabelecidas pelas gerações passadas. III. Durkheim acreditava que a sociedade poderia ser analisada da mesma forma que os fenômenos da natureza, e recomendava que os sociólogos utilizassem em seus estudos os mesmos procedimentos das ciências naturais. IV. A crescente divisão do trabalho e a especialização das funções gerava um sensível aumento da solidariedade entre os homens. V. Defendia a igualdade social e a luta de classes como a forma ideal para a supressão da ordem burguesa e capitalista e a implantação do socialismo. Assinale a alternativa incorreta: A) II B) V D) III E) IV

A) II
B) V
D) III
E) IV

A sociedade brasileira atual recebe influência das ideias políticas e sociais neoliberais. As relações da educação com o contexto econômico estão se processando em função da globalização da economia que exige modificações no sistema educacional. Sobre a educação na perspectiva neoliberal analise as afirmativas que seguem: I. A função da escola é preparar criticamente o aluno, contribuindo para a transformação social II. A formação técnica se torna prioritária e o aluno é visto como capital humano para o sistema produtivo. III. A escola tem a função política de democratizar o ensino, com vistas a uma sociedade democrática e igualitária IV. A concepção de autonomia está vinculada à da livre iniciativa e a ideia de competividade Sobre a educação na perspectiva neoliberal é correto afirmar: A) II e III, somente B) Il e IV, somente C) II, III e IV, somente D) I e III, somente E) I, II, III e IV

A) II e III, somente
B) Il e IV, somente
C) II, III e IV, somente
D) I e III, somente
E) I, II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina