Buscar

Durante a gestação, as alterações morfológicas e fisiológicas sofridas pelo organismo materno são profundas e multissistêmicas. A maioria dessas ad...

Durante a gestação, as alterações morfológicas e fisiológicas sofridas pelo organismo materno são profundas e multissistêmicas. A maioria dessas adaptações ocorre em resposta a estímulos provenientes do feto ou de tecidos fetais. O seu objetivo não se restringe ao desenvolvimento fetal, mas, também, tem como intuito preparar a mulher para o momento do parto e lactação. Sobre os hormônios envolvidos na gestação, assinale a alternativa CORRETA.

A) A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio diretamente associado à gestação, o qual tem como função manter o corpo lúteo além da sua duração habitual, inibindo a secreção ovariana de estrogênios e progesterona.

B) A relaxina, hormônio produzido pelo corpo lúteo e pela placenta, relaxa a sínfise púbica e outras articulações pélvicas, além de amolecer e de dilatar o colo uterino. Portanto, sua ação facilita o nascimento.

C) Durante a gravidez, há uma queda nos níveis plasmáticos de prolactina, que pode atingir concentrações até 10 vezes menores do que em mulheres não grávidas. Após o parto, sua secreção aumenta gradativamente.

D) O estrógeno e a relaxina ajudam a manter a gravidez, estimulando as contrações miometriais; o estrógeno impede a produção de prostaglandinas pelo útero, intensificando a ocorrência de contrações.

E) A produção de progesterona cai inicialmente e começa a aumentar a partir do segundo semestre da gestação. É a progesterona que estimula o crescimento contínuo do miométrio uterino, preparando-o para o seu papel no trabalho de parto.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio diretamente associado à gestação, o qual tem como função manter o corpo lúteo além da sua duração habitual, inibindo a secreção ovariana de estrogênios e progesterona. B) A relaxina, hormônio produzido pelo corpo lúteo e pela placenta, relaxa a sínfise púbica e outras articulações pélvicas, além de amolecer e de dilatar o colo uterino. Portanto, sua ação facilita o nascimento. C) Durante a gravidez, há uma queda nos níveis plasmáticos de prolactina, que pode atingir concentrações até 10 vezes menores do que em mulheres não grávidas. Após o parto, sua secreção aumenta gradativamente. D) O estrógeno e a relaxina ajudam a manter a gravidez, estimulando as contrações miometriais; o estrógeno impede a produção de prostaglandinas pelo útero, intensificando a ocorrência de contrações. E) A produção de progesterona cai inicialmente e começa a aumentar a partir do segundo semestre da gestação. É a progesterona que estimula o crescimento contínuo do miométrio uterino, preparando-o para o seu papel no trabalho de parto. A alternativa correta é a letra B) A relaxina, hormônio produzido pelo corpo lúteo e pela placenta, relaxa a sínfise púbica e outras articulações pélvicas, além de amolecer e de dilatar o colo uterino. Portanto, sua ação facilita o nascimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina