Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa incorreta sobre os princípios que regem o Processo Administrativo Previdenciário (PAP).
O PAP observa o princípio do impulso, cabendo ao requerente (interessado) impulsionar o processo e promover as diligências para provar seu direito perante o INSS.
O princípio da motivação tem estreita ligação com os princípios da ampla defesa e contraditório.
Caso exista a possibilidade de conceder mais de um benefício, o INSS tem o dever de informar ao segurado sobre o benefício mais favorável, ainda que inicialmente tenha sido pedido outro benefício e isso venha a acarretar mais despesas para a autarquia.
É corolário do princípio da primazia da verdade material que o analista determine provas que entenda úteis, ainda que não requeridas pela parte.
A opção A está errada, pois o PAP é regido pelo princípio da oficialidade, que impõe à Administração o dever de dar prosseguimento ao processo, ainda que a inércia da parte interessada possa interferir no resultado.
A opção B está correta, pois a motivação (expressa nos fundamentos da decisão) permite conhecer o porquê do resultado obtido e, com isso, exercer a ampla defesa e contraditório.
A opção C revela como se dá a operacionalização do princípio da obrigatoriedade de concessão do benefício mais vantajoso, aplicável no âmbito do PAP.
A opção D está correta, pois, no âmbito do PAP, poderá o analista, na busca da verdade material, determinar provas adicionais.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as afirmativas: A) Está incorreta, pois o PAP é regido pelo princípio da oficialidade, não do impulso. B) Está correta, pois a motivação está relacionada à ampla defesa e contraditório. C) Está correta, pois descreve a operacionalização do princípio da obrigatoriedade de concessão do benefício mais vantajoso. D) Está correta, pois no PAP o analista pode determinar provas adicionais. Portanto, a alternativa incorreta é a A) B) c) D) ou E).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de princípio da primazia da realidade.
Trata-se do princípio que determina que a realidade, os fatos, devem prevalecer sobre os aspectos jurídicos formais em uma relação de emprego.
c) Quando falamos do princípio da primazia da realidade, devemos sempre pensar no conceito “princípio da primazia da realidade sobre as formas jurídicas”. Significa dizer que nas relações regidas pelo Direito do Trabalho, nas relações de emprego, o que importa é a realidade e não a forma; é o que acontece de fato e não o que está no papel que deve prevalecer. A realidade tem primazia, prevalece, impõe-se. Trata-se efetivamente da busca por uma “verdade real” e não meramente formal.

O conceito de contrato de trabalho temporário, previsto na Lei nº 6.019/74, deve ser corretamente identificado com:
O contrato temporário tem como objetivo substituir pessoal permanente de empresa tomadora de serviços ou para demanda complementar temporária. Falamos em empresa tomadora, pois a contratação não será feita diretamente entre essa empresa e o empregado. O empregado em contrato temporário será empregado de uma empresa prestadora de mão de obra que celebrará com a empresa tomadora um contrato de prestação de serviços temporários.
c) Um contrato com prazo máximo de 2 anos, podendo ser renovado somente uma vez dentro desse mesmo prazo.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta, considerando a definição e a diferenciação de dano moral e dano material na relação de trabalho.
O dano moral será aquele dano psicológico causado por um prejuízo à imagem, à honra, à autoestima à intimidade, à vida privada ou a outros aspectos que lidem com a subjetividade do trabalhador
c) O desenvolvimento de doença laboral será somente caracterizado como dano material, especialmente se ocorre a redução da capacidade laborativa do empregado acometido pela doença.

Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos aspectos dos sistemas de prova e sua relação com o Direito Previdenciário.
Tendo em vista que, no Direito Previdenciário, certos fatos da vida laborativa são provados preponderantemente, em certa época, através de certos documentos, o sistema probatório que prevalece é o da prova tarifada.
b) Tendo em vista que, no Direito Previdenciário, certos fatos da vida laborativa são provados preponderantemente, em certa época, através de certos documentos, o sistema probatório que prevalece é o da prova tarifada.

Tício, responsável legal pela empresa TTT, de 2015 a 2019, contratou Mévio como funcionário de sua empresa, ajustando-se o pagamento mensal de um salário mínimo como remuneração. Durante todo o período de trabalho, houve desconto de 8% sobre o salário de Mévio, tendo a ele sido afirmado que se tratava de contribuições previdenciárias devidas pelo empregado à Previdência Social. Ocorre que Tício nunca recolheu tais contribuições aos cofres públicos. Diante dessa narrativa, devemos reconhecer que Tício estaria incurso nas penas de que tipo penal?
Estelionato previdenciário.
Apropriação indébita previdenciária.
Sonegação fiscal previdenciária.
Inserção de fados falsos em sistema de informações.
Os valores retidos do empregado a título de contribuição previdenciária devem ser recolhidos aos cofres públicos na época própria, sob pena de configuração do crime previsto no art. 168-A do CP (Apropriação indébita previdenciária).

Marque a opção que apresenta informação incorreta em relação ao FGTS:
É prevista multa de 40% sobre os depósitos efetuados durante o contrato de trabalho na conta vinculada de FGTS do empregado em caso de despedida sem justa causa.
O empregado submetido a contrato de trabalho por prazo determinado pode levantar os depósitos após o término do contrato.
O empregado pode levantar os depósitos da conta vinculada
A opção C está incorreta, pois o empregado não pode simplesmente levantar os depósitos da conta vinculada do FGTS a qualquer momento, existem regras específicas para saque do FGTS.

Mais conteúdos dessa disciplina