Buscar

(IF-TO - 2016 - IF-TO - Engenheiro Ambiental) Em relação ao lançamento de efluentes líquidos domésticos em corpos d'águas, marque a alternativa inc...

(IF-TO - 2016 - IF-TO - Engenheiro Ambiental) Em relação ao lançamento de efluentes líquidos domésticos em corpos d'águas, marque a alternativa incorreta:
a. O processo de autodepuração em curso d’água possui quatro zonas principais sendo elas: zona de degradação, zona de decomposição ativa, zona de recuperação e zona de águas sujas.
b. O ecossistema de um corpo d'água antes do lançamento de um efluente encontra-se usualmente em um estado de equilíbrio. Após a entrada de fonte da poluição, o equilíbrio das comunidades aquáticas é afetada, resultando numa desorganização inicial, seguida por tendência posterior a reorganização.
c. Na definição da tecnologia de tratamento de uma ETE, o Engenheiro Ambiental deve levar em conta a capacidade suporte de autodepuração do corpo hídrico que receberá o efluente tratado.
d. Dentro de uma visão essencialmente prática, pode-se considerar que a capacidade que um corpo d'água tem de assimilar os efluentes, sem apresentar problemas do ponto de vista ambiental, é um recurso natural que pode ser explorado.
e. O oxigênio dissolvido e a DBO são os principais parâmetros de qualidade a serem avaliados quando o efluente lançado no corpo d'água possui apenas matéria orgânica.

Essa pergunta também está no material:

prova aguas
7 pág.

Águas e Águas Residuárias I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a. O processo de autodepuração em curso d’água possui quatro zonas principais sendo elas: zona de degradação, zona de decomposição ativa, zona de recuperação e zona de águas sujas. - Correto. O processo de autodepuração em corpos d'água realmente envolve essas zonas. b. O ecossistema de um corpo d'água antes do lançamento de um efluente encontra-se usualmente em um estado de equilíbrio. Após a entrada de fonte da poluição, o equilíbrio das comunidades aquáticas é afetada, resultando numa desorganização inicial, seguida por tendência posterior a reorganização. - Correto. A entrada de poluentes pode desequilibrar o ecossistema aquático. c. Na definição da tecnologia de tratamento de uma ETE, o Engenheiro Ambiental deve levar em conta a capacidade suporte de autodepuração do corpo hídrico que receberá o efluente tratado. - Incorreto. O engenheiro ambiental deve considerar a capacidade de assimilação do corpo hídrico, não a capacidade de autodepuração. d. Dentro de uma visão essencialmente prática, pode-se considerar que a capacidade que um corpo d'água tem de assimilar os efluentes, sem apresentar problemas do ponto de vista ambiental, é um recurso natural que pode ser explorado. - Correto. A capacidade de assimilação do corpo d'água é um recurso natural que pode ser explorado, desde que não cause impactos ambientais negativos. e. O oxigênio dissolvido e a DBO são os principais parâmetros de qualidade a serem avaliados quando o efluente lançado no corpo d'água possui apenas matéria orgânica. - Correto. O oxigênio dissolvido e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) são importantes para avaliar a qualidade da água quando há presença de matéria orgânica. Portanto, a alternativa incorreta é a letra c. O Engenheiro Ambiental deve considerar a capacidade de assimilação do corpo hídrico, não a capacidade de autodepuração.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais