Buscar

Técnico em administração Tipos de venda: interna, externa, presencial e a distância O setor de vendas exerce um papel estratégico dentro de uma org...

Técnico em administração
Tipos de venda: interna, externa, presencial e a distância
O setor de vendas exerce um papel estratégico dentro de uma organização, o qual é medido e cobrado por taxas de conversão na conquista de clientes após importantes ações de marketing. Pode-se afirmar que, sem vendas, o marketing de uma instituição perde completamente o seu sentido.
A área de vendas está diretamente relacionada com os resultados de marketing da instituição. Entre os tipos de vendas, estão as internas, as externas, as presenciais e as a distância. Vejamos cada uma delas.
Venda interna
A venda interna é um processo de relacionamento que se baseia completamente na confiança inspirada pelo profissional de vendas junto ao cliente.
Quando se dá a ação de venda interna, normalmente é o cliente que tem a iniciativa de ir até o ponto de venda onde está o portfólio de produtos e de serviços em que tem interesse.
Quando ele chega ao local, tem início um tipo de negociação em que o aspecto relacional e domínio do produto por parte do vendedor tem relação direta com o índice de sucesso do estabelecimento comercial.
Trata-se de um dos tipos mais tradicionais de venda, quando o cliente se dirige até a loja ou o showroom da empresa para conhecer os seus produtos e realizar a compra.
Venda externa
A venda externa tem se tornado mais frequente em b2b (business-to-business), modelo de negócio em que o cliente é uma empresa (ou pessoa jurídica). Distribuidores de medicamentos e representantes de marcas que realizam vendas para mercados de bairro são alguns exemplos comuns disso.
Neste tipo de venda, o profissional de vendas é quem toma a iniciativa de fazer a prospecção nos mercados dos potenciais clientes em que tem interesse.
O profissional de vendas externas deve estar tão preparado quanto o profissional de vendas internas. A sua postura exige importantes aspectos comportamentais, como personalidade, proatividade, carisma, conhecimento prévio do potencial cliente, excelente relacionamento interpessoal, domínio do mercado em que atua e muita disciplina.
Além disso, o vendedor externo deve ter pleno conhecimento sobre o mercado no qual atua, assim como sobre os benefícios e a aplicabilidade da linha de produtos com que trabalha. O assistente de vendas, com formação complementar de técnico em administração, pode atuar diretamente nisso ou ainda subsidiar os vendedores externos com todas as informações necessárias para a sua atuação (a respeito de estoques, horários de atendimentos dos clientes e reportes de metas, por exemplo).
Venda presencial
Nos modelos citados anteriormente, tanto a venda interna como a venda externa se dão completamente com base no relacionamento interpessoal de forma presencial. A conquista, a transparência e a confiabilidade compõem aspectos fundamentais para o seu sucesso.
A presencialidade fomenta um processo de comunicação em que ficam claros o emissor, a mensagem e o receptor. O cliente e o vendedor alternam as funções de emissor e receptor, gerando um diálogo de apresentação, negociação e fechamento imediato (ou abertura para um contato futuro).
Impressões pessoais, detalhes de postura corporal, empatia, entonação de voz, argumentação e negociação adequados são determinantes para o sucesso de vendas presenciais. Essas habilidades, ou características, podem ser desenvolvidas.
É fundamental que o vendedor nunca “feche portas”. Se não fechar negócio no momento inicial, deve deixar espaço para um diálogo futuro.
Venda a distância
Neste modelo de negócio, o fornecedor está distante geograficamente do seu cliente. Por isso, o apelo de marketing deve ser muito claro e eficiente.
É preciso que a empresa transmita clareza ao cliente na sua mala direta, na sua página nas redes sociais ou no seu site de vendas pela internet. Clareza deve ser um dos pilares de construção dos meios de comunicação e vendas junto ao potencial cliente.
A estratégia da venda a distância será bem-sucedida quando se apoiar em um conhecimento profundo a respeito do cliente. A que horários ele acessa as redes sociais? Quando ele precisa do seu produto, como ele faz essa busca? Que tipo de perguntas ele faz ao Google? Ele se sente seguro para realizar a compra sem contato direto com um vendedor? Qual é o prazo de entrega que ele tolera?
A interatividade e a rapidez de resultado são marcas dos tempos atuais. Por isso, pode-se afirmar que um novo estilo de venda vem sendo criado. Tem sido cada vez mais fácil para o vendedor, a partir do seu ambiente interno, planejar e executar as ações necessárias para cumprir as metas estabelecidas e acordadas com a sua liderança. Ele adota uma postura mais aberta à experimentação, à validação de resultados e à correção de rotas.
Uma das grandes vantagens da venda a distância é a economia de tempo (muito importante para o resultado organizacional) e de recursos. Além disso, ela gera uma maior produtividade junto aos leads contatados.
Dentro da modalidade de vendas a distância, também cabe destacar o modelo de vendas por telefone, que é responsável por bons resultados. Após o boom nos serviços de telemarketing nos anos 1990 e 2000, hoje as vendas por telefone têm uma conotação mais consultiva. Clientes que já conhecem os produtos de uma empresa telefonam para sanar dúvidas técnicas e manter laços de atendimento. Contratos de prestação de serviço também são amplamente vendidos via telefone.
“O telefone, com indivíduos bem treinados, poderá constituir forte arma de vendas da empresa” (LAS CASAS, 2015, p. 262).
Conforme Las Casas, o treinamento tem vital importância para o sucesso em vendas por telefone. Segundo o autor, não há espaço para improvisos.
Conhecer os diferentes tipos de venda permite às empresas explorar novas possibilidades. Além disso, é fundamental buscar constantemente aperfeiçoar o modo como se realizam as vendas dentro de cada modalidade.
As vendas internas e externas, que se dão presencialmente, baseiam-se completamente em um processo de comunicação ao vivo, no qual existe um relacionamento e em que ocorre troca de informações. Buscam-se objetivos, que são a satisfação de necessidades (por parte do cliente) e o atingimento de metas (por parte do vendedor).
Já as vendas a distância são uma modalidade que vem se mostrando muito efetiva e com um leque cada vez maior de possibilidades, incluindo desde e-commerce (em sites) até aplicativos de comunicação nos smartphones. Com isso, estão muito em alta na atualidade.

Essa pergunta também está no material:

UC 14 - Tipos de venda - interna, externa, presencial e a distância
5 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os tipos de venda mencionados são: A) Venda interna B) Venda externa C) Venda presencial D) Venda a distância Com base nas descrições fornecidas, podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas, pois cada uma representa um tipo específico de venda com suas características distintas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais