Buscar

A Educação em Saúde permeia todos os níveis de atenção à saúde, mas é na atenção básica que vem encontrando pleno espaço para o seu desenvolvimento...

A Educação em Saúde permeia todos os níveis de atenção à saúde, mas é na atenção básica que vem encontrando pleno espaço para o seu desenvolvimento. Sobre a evolução histórica das concepções de educação em saúde, é CORRETO afirmar que:


A

A Educação em Saúde, com caráter participativo, tomou força nos anos 1970 fortalecida pela Reforma Sanitária e as ideias de Paulo Freire, visando à contextualização social.

B

A Educação em Saúde de caráter participativo tem como principal preocupação a profilaxia das doenças infecciosas e parasitárias, adotando o modelo de “campanhas sanitárias”.

C

A Educação em Saúde de caráter participativo orienta informações por meio de regras para o bem-estar físico, mental e social em um resgate das ideias de Oswaldo Cruz.

D

A Educação em Saúde de caráter sanitário é orientada por regras e normas para um “viver higiênico” que tomaram força a partir dos anos 1970, com controle de estilo repressivo.

E

A Educação em Saúde de caráter sanitário considerava que a maior parte das pessoas não têm informação sobre saúde, necessitando de orientação com interação de saberes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A. A Educação em Saúde, com caráter participativo, tomou força nos anos 1970 fortalecida pela Reforma Sanitária e as ideias de Paulo Freire, visando à contextualização social. - Esta alternativa está correta, pois a Educação em Saúde com caráter participativo de fato ganhou destaque nos anos 1970, influenciada pela Reforma Sanitária e pelas ideias de Paulo Freire. B. A Educação em Saúde de caráter participativo tem como principal preocupação a profilaxia das doenças infecciosas e parasitárias, adotando o modelo de “campanhas sanitárias”. - Esta alternativa está incorreta, pois a Educação em Saúde participativa não se limita apenas à profilaxia de doenças infecciosas e parasitárias, e não se resume a "campanhas sanitárias". C. A Educação em Saúde de caráter participativo orienta informações por meio de regras para o bem-estar físico, mental e social em um resgate das ideias de Oswaldo Cruz. - Esta alternativa está incorreta, pois a Educação em Saúde participativa não se baseia apenas em regras, e não necessariamente resgata as ideias de Oswaldo Cruz nesse contexto. D. A Educação em Saúde de caráter sanitário é orientada por regras e normas para um “viver higiênico” que tomaram força a partir dos anos 1970, com controle de estilo repressivo. - Esta alternativa está incorreta, pois a Educação em Saúde não deve ser orientada por um estilo repressivo, e a abordagem sanitária não é a única forma de educação em saúde. E. A Educação em Saúde de caráter sanitário considerava que a maior parte das pessoas não têm informação sobre saúde, necessitando de orientação com interação de saberes. - Esta alternativa está incorreta, pois a Educação em Saúde não se limita apenas a um caráter sanitário e não parte do pressuposto de que a maioria das pessoas não tem informações sobre saúde. Portanto, a alternativa correta é a letra A, onde a Educação em Saúde, com caráter participativo, ganhou destaque nos anos 1970 fortalecida pela Reforma Sanitária e as ideias de Paulo Freire, visando à contextualização social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais