São componentes do planejamento: a) Diagnóstico, metas e políticas. b) Políticas, divisão do trabalho e objetivos. c) Integração de esforços, diagnóstico e comunicação. d) Divisão do trabalho, metas e integração de esforços. e) Programa, padrão de desempenho e integração de esforços. a) Diagnóstico, metas e políticas. b) Políticas, divisão do trabalho e objetivos. c) Integração de esforços, diagnóstico e comunicação. d) Divisão do trabalho, metas e integração de esforços. e) Programa, padrão de desempenho e integração de esforços.
Considerando-se os principais processos administrativos, é correto afirmar que são algumas das principais finalidades do planejamento:
a) a gerência de conflitos internos; o reconhecimento do esforço dos trabalhadores e estabelecimento de recompensas; o processo de comunicação interna. b) a definição de objetivos para a empresa; o desenvolvimento de premissas sobre condições futuras; a identificação de meios adequados para alcance dos objetivos. c) a divisão e agrupamento das atividades na empresa; a designação de pessoas para as respectivas tarefas. d) a garantia de qualidade dos processos na empresa; a institucionalização de padrões de comportamento no trabalho; a adequada gestão dos recursos físicos, econômicos e humanos da empresa. e) o monitoramento e a mensuração do desempenho dos empregados; a adoção de medidas corretivas para assegurar o alcance de objetivos desejados.
Para que sejam atingidos os objetivos da empresa, as quatro funções básicas da administração são a) planejamento, controle, influência e interação. b) sobrevivência, organização, estima e controle. c) segurança, sobrevivência, aceitação e interação. d) planejamento, organização, influência e controle. e) planejamento, interação, segurança e sobrevivência. a) planejamento, controle, influência e interação. b) sobrevivência, organização, estima e controle. c) segurança, sobrevivência, aceitação e interação. d) planejamento, organização, influência e controle. e) planejamento, interação, segurança e sobrevivência.
A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de forma diferente da liderança de custos (PORTER, 1986). Desse modo, leia as proposições a seguir atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes. ( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço. ( ) A lealdade resultante dos consumidores já serve também como um barreira à entrada de novos entrantes. ( ) A diferenciação também permite margens maiores, com as quais se pode lidar com o poder dos fornecedores, e também ameniza o poder dos compradores, devido à falta de alternativas comparáveis. ( ) A empresa que se diferencia para obter lealdade não estará, necessariamente, mais bem posicionada em relação aos substitutos, até por que não é difícil ou impossível substituir o que é diferenciado.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
a) F, V, V, V, F b) V, V, V, V, F c) F, F, F, V, V d) V, F, F, V, V e) V, V, F, F, F