Buscar

ROTEIRO PARA PRÁTICA – Exame Hematopoiético • As hemopatias tendem a comprometer de maneira global o paciente, mas em alguns casos é silenciosa. o ...

ROTEIRO PARA PRÁTICA – Exame Hematopoiético
• As hemopatias tendem a comprometer de maneira global o paciente, mas em alguns casos é silenciosa.
o Astenia, palidez, crises ictéricas. Se início precoce, avaliar causa hereditária!
o Os quadros podem ser nitidamente neoplásicos: aumento dos linfonodos, fígado e baço.
• Sinais e sintomas mais frequentes: febre, astenia, icterícia, manifestações cutâneas, esplenomegalia, hepatomegalia, dor, hemorragias, etc. Sempre se atentar a perda de peso não intencional.
➢ Astenia: acompanhado de dispneia, lipotimia ou pré-síncope, além de palidez cutaneomucosa;
➢ Hemorragia: podem ser espontâneas ou surgir após traumas/pequenos traumatismos;
➢ Febre: leucócitos reduzidos.
➢ Icterícia: pode ser do tipo hemolítico ou hepático; avaliar solicitando TGO e TGP, dosagem de gamaglutamil transferase e fosfatase alcalina, urobilinogênio e tempo de Protrombina.
ANEMIA
✓ Anemia: Hb < crianças até 6 anos e gestantes; Hb < 12 em mulheres não gestantes; Hb < 13 em homens.
✓ Paciente inicial em anemia ferropriva: anemia normocrômica e normocítica. Com o progresso, ela se torna hipocrômica e microcítica.
✓ Anemia normocítica e normocrômica é comum em pacientes com doenças crônicas.
✓ Anemia macrocítica: deficiência de B12 ou B9, mas também por alcoolismo, hipotireoidismo, hepatopatias.
✓ Astenia: comum em anemia ferropriva: ↓ Hb ↓ hemácias = ↓ oxigênio será transportado, por isso a sensação de cansaço e fraqueza (astenia).
✓ Pacientes com insegurança alimentar deve ser assistido quanto anemia carencial, por insuficiência alimentar = anemia por deficiência de ferro, B12, B9.
✓ Anemia e púrpura iatrogênica: uso indiscriminado de forma crônica de AINE, antibióticos.
✓ Não faz parte do hemograma, mas a dosagem dos reticulócitos (hemácias jovens; normal: 0,5 – 2%) também é importante solicitar. Em pacientes com anemia, podemos encontrar os reticulócitos aumentados.
✓ Ferritina: também não faz parte; ideal para mulheres é 70, e para os homens maior que 70, embora o normal seja 20. Ela é o primeiro parâmetro para ser diminuído nos exames, depois os demais: Hb, HCM, VCM, RDW.
✓ Anemia ferropriva (ou qualquer outra), RDW poderá estar alto devido a deficiência de ferro; mas pode ser alto também em caso de que a medula está sendo forçada a liberar hemácias de forma rápida.
Diante de um paciente com anemia ferropriva (que é adquirida) devemos investigar a causa, e não somente prescrever o tratamento.
Doença falciforme: anemia de caráter genético de ascendência negra, que pode ser diagnosticada pelo teste do pezinho. Fisiopatologia: hemácia quando em locais com baixa tensão de oxigênio, tendem a se deformar com caráter de foice. A hemácia transformada é entendida pelo organismo como um agente invasor e é destruída no baço (indivíduo pode apresentar esplenomegalia). Quantos mais hemácias adquirirem esse formato de foice, podem gerar a crise vaso oclusiva (êmbolos) e obstruem o vaso → prejuízo de vascularização → isquemia e dor intensa na região.

Essa pergunta também está no material:

Roteiro para prática - Sistema hematopoiético
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas você tem que criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais