Buscar

26. Marque a alternativa incorreta: a) O líquor é produzido ativamente pelas células dos plexos coroides e secretado dentros dos ventrículos do SN...

26. Marque a alternativa incorreta:

a) O líquor é produzido ativamente pelas células dos plexos coroides e secretado dentros dos ventrículos do SNC.
b) A dura-máter espinhal diferencia-se da dura-máter cranial por apresentar um folheto único que é separado das superfícies ósseas das vértebras pelo ligamento amarelo e pelos plexos venosos vertebrais, enquanto que a cranial apresenta-se em duplo-folheto, estando o externo intimamente em contato com a abóbada craniana.
c) A pia-máter alcança o cone medular onde emite um filamento delgado denominado filamento terminal da pia-máter, que perfura o saco dural e se insere no hiato sacral, junto com projeções da dura-máter espinhal.
d) A pia-máter caracteriza-se por estar intimamente ligada ao tecido nervoso, acompanhando-o a cada sulco e fissura, sendo a mais resistente entre as meninges, dando estabilidade estrutural ao SNC.
e) A aracnoide emite filamentos trabeculados em direção a pia-máter, e entre essas trabeculações encontra-se o espaço subaracnoide, onde é encontrado o líquido cefalorraquidiano, que absorve a força de impactos contra o SNC.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Anatomia
8 pág.

Anatomia I Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreFundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) Correta - O líquor é produzido ativamente pelas células dos plexos coroides e secretado dentro dos ventrículos do SNC. b) Incorreta - A dura-máter espinhal diferencia-se da dura-máter cranial por apresentar um folheto único que é separado das superfícies ósseas das vértebras pelo ligamento amarelo e pelos plexos venosos vertebrais, enquanto que a cranial apresenta-se em duplo-folheto, estando o externo intimamente em contato com a abóbada craniana. c) Correta - A pia-máter alcança o cone medular onde emite um filamento delgado denominado filamento terminal da pia-máter, que perfura o saco dural e se insere no hiato sacral, junto com projeções da dura-máter espinhal. d) Correta - A pia-máter caracteriza-se por estar intimamente ligada ao tecido nervoso, acompanhando-o a cada sulco e fissura, sendo a mais resistente entre as meninges, dando estabilidade estrutural ao SNC. e) Correta - A aracnoide emite filamentos trabeculados em direção à pia-máter, e entre essas trabeculações encontra-se o espaço subaracnoide, onde é encontrado o líquido cefalorraquidiano, que absorve a força de impactos contra o SNC. Portanto, a alternativa incorreta é a letra b) A dura-máter espinhal diferencia-se da dura-máter cranial por apresentar um folheto único que é separado das superfícies ósseas das vértebras pelo ligamento amarelo e pelos plexos venosos vertebrais, enquanto que a cranial apresenta-se em duplo-folheto, estando o externo intimamente em contato com a abóbada craniana.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina