Buscar

(c) Da pena Subsidiariamente, em caso de condenação pelo delito de estupro, deve ser afastada a qualificadora do art. 213, § 1º, do Código Penal, a...

(c) Da pena
Subsidiariamente, em caso de condenação pelo delito de estupro, deve ser afastada a qualificadora do art. 213, § 1º, do Código Penal, aplicada quando a vítima é maior de catorze anos e menor de dezoito anos. Isso porque, ainda que Maria, a vítima, tenha dito ter dezessete anos na época dos fatos, tal fato não foi comprovado documentalmente. Segundo o art. 155, parágrafo único, do Código de Processo Penal, a comprovação do estado das pessoas deve se dar na forma estabelecida em lei civil, o que não ocorreu, devendo ser afastada a qualificadora, pois não há prova nos autos da idade da vítima.

Comentário: pode parecer contradição pedir absolvição e, ao mesmo tempo, uma melhor aplicação de pena. Em um caso real, poderia o advogado deixar de alegar as teses de dosimetria, pois o juiz deve aplicá-las de ofício – e, se não o fizesse, seria possível discutir o assunto em apelação. Todavia, no Exame de Ordem, é imprescindível sustentá-las. Aliás, no gabarito do XXVI Exame de Ordem, a banca exigiu a menção à expressão subsidiariamente. Novamente, perceba a repetição do que diz o texto legal, pois a banca, vez ou outra, a pontua. Sobre pedir tudo em repetição em memoriais, o afastamento da qualificadora foi pontuado em dois quesitos: no de n.º 7 e no de n.º 14.1.
Ademais, deve a pena ser fixada no mínimo legal, em seis anos, conforme art. 213, caput, do Código Penal, já que as circunstâncias judiciais são favoráveis.
Na denúncia, foi pedida a condenação pela agravante prevista no art. 61, II, f, do Código Penal, que torna mais gravosa a pena quando o delito é praticado contra mulher, na forma de lei especial, o que não aconteceu no caso em debate.
Deve ser reconhecida, ainda, a atenuante da confissão espontânea, com fundamento no art. 65, III, d, do Código Penal, pois Lauro confirmou integralmente em juízo os fatos narrados na denúncia.

Essa pergunta também está no material:

Manual de prática penal - peças processuais
141 pág.

Direito Penal II Centro Universitário de Barra MansaCentro Universitário de Barra Mansa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, a alternativa correta é a seguinte: "Deve ser afastada a qualificadora do art. 213, § 1º, do Código Penal, aplicada quando a vítima é maior de catorze anos e menor de dezoito anos, devido à falta de comprovação documental da idade da vítima."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais