Buscar

Recém nascido de 30 horas de vida, nascido de parto normal, com Apgar 9 e 10, com 36 semanas e 3.500g de peso ao nascer. A mãe está preocupada porq...

Recém nascido de 30 horas de vida, nascido de parto normal, com Apgar 9 e 10, com 36 semanas e 3.500g de peso ao nascer. A mãe está preocupada porque acredita que o bebê esteja com alguma alergia ou infecção, uma vez que está com a pele do rosto, tronco e abdômen avermelhada e “cheia de bolinhas”. Ao examinar o RN, que se encontra em bom estado geral, calmo, ativo e reativo, observam-se áreas de erupção papular rósea com vesículas, nas regiões citadas. Quando interrogada, a mãe refere que o RN está mamando bem, os sinais vitais são bons, sem história de febre. Qual é o provável diagnóstico e qual deverá ser a conduta frente ao caso?
a) Eritema tóxico. Deve-se, imediatamente, coletar exames laboratoriais de rastreio infeccioso da criança e iniciar antibioticoterapia o mais rápido possível.
b) Exantema súbito. A mãe deve ser tranquilizada, pois trata-se de uma afecção benigna, autolimitada, comum à maioria dos RN a termo, e que em algumas semanas as lesões irão desaparecer,
c) Eritema tóxico. A mãe deve ser tranquilizada, pois trata-se de uma afecção benigna, autolimitada, comum à maioria dos RN a termo, e que em algumas semanas as lesões irão desaparecer.
d) Exantema súbito. Deve-se, imediatamente, coletar exames laboratoriais de rastreio infeccioso da criança e iniciar antibioticoterapia o mais rápido possível.