Logo Passei Direto
Buscar

A indeclinabilidade é uma característica: a) da ação; b) da jurisdição; c) do procedimento. d) da lide; e) do processo;

User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A indeclinabilidade é uma característica que se refere à obrigação do juiz de decidir sobre o pedido que lhe é apresentado, não podendo se recusar a julgar a causa. Essa característica está relacionada à jurisdição, que é a função do Estado de aplicar o direito, resolvendo conflitos. Analisando as alternativas: a) da ação - A ação é o direito de provocar o Judiciário, mas não é a indeclinabilidade. b) da jurisdição - Correto, pois a indeclinabilidade é uma característica da jurisdição. c) do procedimento - O procedimento diz respeito à forma como o processo se desenrola, mas não é a indeclinabilidade. d) da lide - A lide é o conflito de interesses, mas não se relaciona diretamente com a indeclinabilidade. e) do processo - O processo é o conjunto de atos que visam a solução do conflito, mas a indeclinabilidade não é uma característica do processo em si. Portanto, a alternativa correta é: b) da jurisdição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções: a) da ação; b) da jurisdição; c) do procedimento; d) da lide; e) do processo. A indeclinabilidade é uma característica da jurisdição. Portanto, a alternativa correta é: b) da jurisdição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a resposta CORRETA a partir da leitura das assertivas abaixo que tratam Da jurisdição e Da ação nos parâmetros propostos pelo direito processual civil.
I. Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais; II. O interesse do autor pode limitar-se à declaração: da existência ou da inexistência de relação jurídica; da autenticidade ou falsidade de documento; III. É admissível a ação declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito; IV. Se, no curso do processo, se tornar litigiosa relação jurídica de cuja existência ou inexistência depender o julgamento da lide, qualquer das partes poderá requerer que o juiz a declare por sentença; V. Ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei; a) Todas as assertivas são verdadeiras. b) Todas as assertivas são falsas. c) Quatro das cinco assertivas são verdadeiras. d) Três das cinco assertivas são verdadeiras.
a) Todas as assertivas são verdadeiras.
b) Todas as assertivas são falsas.
c) Quatro das cinco assertivas são verdadeiras.
d) Três das cinco assertivas são verdadeiras.

Somente mediante autorização legal é possível pleitear, em nome próprio, direito alheio.
( X ) Certo
( ) Errado

O interesse processual consiste na necessidade de o autor pleitear em juízo e na utilidade que o provimento jurisdicional poderá proporcionar ao autor do pedido.
( X ) Certo
( ) Errado

São elementos da ação: o interesse de agir, a legitimidade da parte e a possibilidade jurídica do pedido.
( ) Certo
( X ) Errado

No que tange aos princípios inerentes à jurisdição, aquele segundo qual ninguém será processado nem sentenciado, senão pela autoridade competente, sendo proibida a criação de juízo ou tribunal de exceção, chama-se Princípio:
a) da indelegabilidade.
b) da investidura.
c) do juiz natural.
d) da inevitabilidade.
e) da territorialidade.

O poder soberano é divido em Quatro poderes: Poder Legislativo, Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder do Ministério Público.
( ) Verdadeiro
( X) Falso

Cada poder corresponde uma função estatal. Ao legislativo compete à estrutura da ordem jurídica, ao Executivo, a administração; e ao Judiciário, a composição dos litígios nos casos concretos.
( X) Verdadeiro
( ) Falso

A função de compor litígios, de declarar e realizar o Direito dá-se o nome de jurisdição.
( X) Verdadeiro
( ) Falso

A Jurisdição pode ser vista sob três enfoques distintos: como poder, porquanto emana da soberania do Estado, que assumiu o monopólio de dirimir os conflitos; como função, porque assumiu obrigação do Estado de prestar a tutela jurisdicional quando chamado; como atividade, uma vez que a jurisdição atua por meio de uma sequência de atos processuais.
( X) Verdadeiro
( ) Falso

A jurisdição será sempre o poder-dever de o Estado declarar e realizar o Direito.
( X) Verdadeiro
( ) Falso

Mais conteúdos dessa disciplina