Logo Passei Direto
Buscar

Questão 04 Promulgado em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) é considerado um documento exemplar de direitos...

Questão 04
Promulgado em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) é considerado um documento exemplar de direitos humanos, concebido a partir do debate de ideias e da participação de vários segmentos sociais envolvidos com a causa da infância no Brasil. Sobre o ECA, considere as afirmativas a seguir:
I O reconhecimento pela sociedade moderna de que a criança e adolescentes são detentores de direitos inalienáveis, inerentes à pessoa humana, é, consequência do inexorável amadurecimento qualitativo da humanidade e da sociedade brasileira.
II A lei 8.069/90 protege os pequenos infratores, sobrepondo-se à autoridade dos pais e professores.
III O ECA é fruto da passagem de uma legislação com princípios autoritários e representativos para uma legislação com princípios democráticos
IV O ECA privilegia os direitos das crianças e dos adolescentes e não os deveres, sendo o Brasil um país sem condições de implementá-lo.
V Fruto da luta da sociedade pelos direitos infanto-juvenis, o ECA garante que todas as crianças e adolescentes, independente de cor, raça ou classe social, sejam tratados como cidadãos.
Está correto somente o afirmado em:
A. I, II e III.
B. I, IV e V.
C. II e IV.
D. I, III e V.
E. II.

A
B
C
D
E
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): I. O reconhecimento pela sociedade moderna de que a criança e adolescentes são detentores de direitos inalienáveis, inerentes à pessoa humana, é consequência do amadurecimento qualitativo da humanidade e da sociedade brasileira. Verdadeiro, essa afirmativa reflete a evolução do entendimento sobre os direitos das crianças e adolescentes. II. A lei 8.069/90 protege os pequenos infratores, sobrepondo-se à autoridade dos pais e professores. Falso, o ECA busca proteger os direitos das crianças e adolescentes, mas não se sobrepõe à autoridade dos pais e professores de forma geral. III. O ECA é fruto da passagem de uma legislação com princípios autoritários e representativos para uma legislação com princípios democráticos. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois o ECA representa uma mudança significativa em relação a legislações anteriores. IV. O ECA privilegia os direitos das crianças e dos adolescentes e não os deveres, sendo o Brasil um país sem condições de implementá-lo. Falso, o ECA aborda tanto direitos quanto deveres, e embora haja desafios na implementação, a afirmação de que o Brasil é um país sem condições de implementá-lo é uma generalização. V. Fruto da luta da sociedade pelos direitos infanto-juvenis, o ECA garante que todas as crianças e adolescentes, independente de cor, raça ou classe social, sejam tratados como cidadãos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o ECA visa garantir a igualdade de direitos. Agora, vamos ver quais afirmativas estão corretas: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Falso - V: Verdadeiro Portanto, as afirmativas corretas são I, III e V. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D. I, III e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa: A. I, II e III - A afirmativa I está correta ao destacar o reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes como inalienáveis. No entanto, a afirmativa II está incorreta, pois o ECA não protege pequenos infratores sobrepondo-se à autoridade dos pais e professores. A afirmativa III está correta ao mencionar a transição para uma legislação com princípios democráticos. Portanto, a alternativa A está parcialmente correta. B. I, IV e V - A afirmativa I está correta, a afirmativa IV está incorreta ao afirmar que o ECA não privilegia os deveres, e a afirmativa V está correta ao mencionar a garantia de tratamento igualitário para todas as crianças e adolescentes. Portanto, a alternativa B está parcialmente correta. C. II e IV - Ambas as afirmativas II e IV estão incorretas, pois o ECA não se sobrepõe à autoridade dos pais e professores e não é verdade que o Brasil não tenha condições de implementá-lo. Portanto, a alternativa C está incorreta. D. I, III e V - A afirmativa I está correta, a afirmativa III está correta e a afirmativa V está correta. Portanto, a alternativa D está correta. E. II - A afirmativa II está incorreta, pois o ECA não se sobrepõe à autoridade dos pais e professores. Portanto, a alternativa E está incorreta. Assim, a resposta correta é: D. I, III e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

ED – estudos disciplinares – módulo 09 (conteúdo 06)
Questão 01
Leia o texto apresentado a seguir:
Fernando e Aline são casados há 15 anos. Dona Maria, mãe de Fernando - uma senhora de 82 anos, com completo domínio de suas faculdades mentais, morava com o casal até poucos meses atrás, quando seu quadro hipertensivo se agravou, tornando necessário um acompanhamento médico constante. Aline, que já havia se desentendido com Dona Maria algumas vezes, viu na condição médica da sogra uma oportunidade de interná-la em uma instituição de longa permanência. Fernando, ciente dos riscos decorrentes do quadro clínico da mãe, bem como de sua impossibilidade financeira para contratar assistência médica permanente, aceitou a ideia de discutirem com Dona Maria a possibilidade de internação. Esta, apesar de não gostar da ideia, entendeu os argumentos do filho e do médico e, por fim, aceitou mudar-se para uma casa de repouso - o que também lhe manteria longe da nora, que já havia lhe agredido fisicamente. Durante a primeira semana de internação, o médico trocou os remédios de Dona Maria, mas ela se negou a tomar a medicação, alegando que em situações anteriores esses mesmos medicamentos tinham lhe causado mal-estar. Dona Maria pediu que a medicação anterior fosse mantida e o médico aceitou. Um mês após a internação, Dona Maria foi visitar o filho e a nora. Quando voltou, a psicóloga notou marcas de queimadura em seus braços. Ao ser questionada, a senhora falou que tais fatos não diziam respeito à psicóloga, pois era problema de família.
A respeito da situação acima relatada, à luz das determinações do Estatuto do Idoso, é incorreto afirmar que
A famílias que abandonam um idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.
B dona Maria tem assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que acredita ser-lhe mais favorável.
C a psicóloga é obrigada a comunicar sua suspeita de maus-tratos a uma autoridade policial, ao Ministério Público ou ao Conselho do Idoso do município.
D no caso em questão podemos observar o cumprimento de todas as obrigações legais determinadas pelo Estatuto do Idoso.
E a instauração do processo criminal para apuração de maus-tratos assegura, legalmente, prioridade à sua tramitação.

ED – estudos disciplinares – módulo 09 (conteúdo 06)
Questão 02
Ao considerarmos questões sociais como o abandono de crianças e o alto índice de adolescentes em conflito com a lei, notamos ser necessário repensar o papel da família na formação dos indivíduos, bem como das práticas sociais e culturais, que nela se reproduzem. Nesse contexto, é incorreto afirmar que
A na família há uma complexidade e riqueza de processos sociais e psicológicos que acarretam consequências durante toda a vida do indivíduo.
B a família desempenha um importante papel para a formação das crianças e dos adolescentes, sendo por este motivo importante a legislação que regulamente a proteção da criança no ambiente familiar.
C a família será sempre uma representação real de proteção e cuidados, sendo a violência dos pais em relação aos filhos um mito da violência doméstica.
D o estabelecimento de bons vínculos afetivos é uma condição indispensável para o crescimento sadio e para o desenvolvimento global da criança.
E expressões de raiva e amor podem ser reguladas pelos pais no seio familiar, principalmente quando estabelecem um limite para brigas, ofensas e agressões físicas entre seus membros.

ED – estudos disciplinares – módulo 09 (conteúdo 06)
Questão 06
A violência diariamente presente em jornais tem preocupado a sociedade. Em grande parte das ocorrências registradas pela polícia, os adolescentes figuram como os principais autores.
Sobre esta questão, podemos afirmar que
A o professor brasileiro recebe capacitação e incentivo para lidar com os adolescentes em conflito com lei.
B Kauffman (2001) aponta que é um mito pensar que os adolescentes com baixa escolaridade tem mais propensão para apresentar comportamentos e atitudes que os coloquem em conflito com a lei.
C o papel da escola no processo de prevenção à violência é irrelevante, pois a essa cabe somente encaminhar o adolescente infrator à polícia.
D quando um adolescente entra em conflito com a lei, é conveniente que sua família também receba acompanhamento do Estado, pois o apoio familiar é um importante pilar na reabilitação desse jovem.
E o trabalho do psicólogo com os adolescentes em conflito com a lei em conjunto com suas famílias nunca é acompanhado por um sentimento de impotência, pois estas intervenções sempre dão um resultado positivo.

Acerca do adolescente em conflito com a lei à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta:
A. No momento anterior à audiência judicial na Justiça da Infância e da Juventude, deverá ser realizado estudo psicossocial do adolescente, de sua família e rede de apoio, a fim de produzir subsídios técnicos por escrito, na forma de laudos, ou verbalmente, na audiência, a fim de auxiliar o Juiz em sua tomada de decisão.
B. � escola.
C. a proibição ao trabalho realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.
D. a proibição ao trabalho perigoso, insalubre ou penoso.
E. a proibição ao trabalho noturno, realizado entre as 22:00hs e 05:00hs.

A. No momento anterior à audiência judicial na Justiça da Infância e da Juventude, deverá ser realizado estudo psicossocial do adolescente, de sua família e rede de apoio, a fim de produzir subsídios técnicos por escrito, na forma de laudos, ou verbalmente, na audiência, a fim de auxiliar o Juiz em sua tomada de decisão.
B. � escola.
C. a proibição ao trabalho realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.
D. a proibição ao trabalho perigoso, insalubre ou penoso.
E. a proibição ao trabalho noturno, realizado entre as 22:00hs e 05:00hs.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima:

A. sua autoestima
B. seu relacionamento com clientes
C. o clima organizacional da empresa
D. sua permanência na sociedade
E. seu relacionamento com fornecedores

Assinale a afirmativa incorreta:

A. O cyberbullying, ainda pouco estudado no Brasil, representa um meio facilitador desta prática agressiva, devido ao anonimato que proporciona.
B. A aceitação pelos pares é fundamental para o desenvolvimento sadio de uma criança.
C. As professoras fazem tudo o que podem para prevenir ou combater o fenômeno do bullying nas escolas.
D. Quanto mais agressiva a criança for, menor será sua aceitação no grupo de pares, principalmente no grupo de crianças pequenas.
E. Uma eficaz forma de intervenção nos casos de bullying é a de interrupção promovida por terceiros (professores, colegas) - prática que deve ser estimulada nas instituições de ensino.

Mais conteúdos dessa disciplina