Buscar

Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura linguística do primeiro parágrafo. I. Os pontos de exclamação foram usados para marcar ...

Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura linguística do primeiro parágrafo.
I. Os pontos de exclamação foram usados para marcar o término de frases imperativas.
II. Em “Quem poderia contestar sugestões sensatas como essas?”, o ponto de interrogação assinala o uso de uma pergunta retórica.
III. Os verbos “fale”, “seja” e “mostre” foram flexionados de acordo com o pronome pessoal “você”, que se encontra elíptico.
IV. O uso do verbo “pudessem”, conjugado no pretérito imperfeito do indicativo, está relacionado ao uso do verbo “conseguiria”, conjugado no futuro do pretérito do indicativo.
V. A locução conjuntiva “para que” foi usada com o valor semântico de finalidade.
A) I, II, III, IV e V.
B) I, II e III, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) II, III, IV e V, apenas.
E) III, IV e V, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Processo Seletivo Agentes de Saúde
44 pág.

Educação Especial Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I. Os pontos de exclamação foram usados para marcar o término de frases imperativas. - Correto. Os pontos de exclamação são comumente usados para transmitir entusiasmo ou ênfase, não necessariamente para marcar o término de frases imperativas. II. Em “Quem poderia contestar sugestões sensatas como essas?”, o ponto de interrogação assinala o uso de uma pergunta retórica. - Correto. O ponto de interrogação é usado para indicar uma pergunta, mesmo que seja retórica. III. Os verbos “fale”, “seja” e “mostre” foram flexionados de acordo com o pronome pessoal “você”, que se encontra elíptico. - Correto. Os verbos estão conjugados de acordo com o pronome "você", mesmo que ele não esteja explicitamente presente. IV. O uso do verbo “pudessem”, conjugado no pretérito imperfeito do indicativo, está relacionado ao uso do verbo “conseguiria”, conjugado no futuro do pretérito do indicativo. - Incorreto. Os tempos verbais "pudessem" e "conseguiria" não estão relacionados dessa forma. V. A locução conjuntiva “para que” foi usada com o valor semântico de finalidade. - Correto. A locução "para que" é comumente utilizada para indicar a finalidade de uma ação. Portanto, a alternativa correta é: A) I, II, III, IV e V.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina