Buscar

Ramos, os direitos humanos têm estrutura variada, podendo ser interpretados como: a) Direito-pretensão: consistente na busca de algo, gerando a con...

Ramos, os direitos humanos têm estrutura variada, podendo ser interpretados como:
a) Direito-pretensão: consistente na busca de algo, gerando a contrapartida de outrem do dever de prestar. Exemplo: O direito à educação fundamental, que gera o dever do Estado de prestá-la gratuitamente (art. 208, inciso I, CRFB/88).
b) Direito-liberdade: consistente na faculdade de agir, que gera a ausência de direito de qualquer outro ente ou pessoa. Exemplo: Liberdade de credo (art. 5°, inciso VI, CRFB/88), não possuindo o Estado o direito de exigir que as pessoas tenham determinada religião.
c) Direito-poder: consistente na relação de poder exigir determinada sujeição do Estado ou de outra pessoa. Exemplo: O poder de uma pessoa, ao ser presa, requerer a assistência de um advogado (art. 5°, inciso LXIII, CRFB/88), o que sujeita à autoridade pública a prestá-lo.
d) Direito-imunidade: consistente na autorização dada por uma norma a determinada pessoa impedindo que outra interfira de qualquer modo. Exemplo: A imunidade à prisão prevista no art. 5°, inciso LXI, CRFB/88 prevê que: ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei, o que impede que outros agentes públicos possam alterar a posição da pessoa em relação à prisão.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina (13)
341 pág.

Concurso Inss ExatasExatas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas fornecidas: a) Direito-pretensão: consistente na busca de algo, gerando a contrapartida de outrem do dever de prestar. Exemplo: O direito à educação fundamental, que gera o dever do Estado de prestá-la gratuitamente (art. 208, inciso I, CRFB/88). b) Direito-liberdade: consistente na faculdade de agir, que gera a ausência de direito de qualquer outro ente ou pessoa. Exemplo: Liberdade de credo (art. 5°, inciso VI, CRFB/88), não possuindo o Estado o direito de exigir que as pessoas tenham determinada religião. c) Direito-poder: consistente na relação de poder exigir determinada sujeição do Estado ou de outra pessoa. Exemplo: O poder de uma pessoa, ao ser presa, requerer a assistência de um advogado (art. 5°, inciso LXIII, CRFB/88), o que sujeita à autoridade pública a prestá-lo. d) Direito-imunidade: consistente na autorização dada por uma norma a determinada pessoa impedindo que outra interfira de qualquer modo. Exemplo: A imunidade à prisão prevista no art. 5°, inciso LXI, CRFB/88 prevê que: ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei, o que impede que outros agentes públicos possam alterar a posição da pessoa em relação à prisão. Portanto, a alternativa correta é: a) Direito-pretensão: consistente na busca de algo, gerando a contrapartida de outrem do dever de prestar.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image