Buscar

A teorização da literatura assume parâmetros distintos se a situamos desde uma perspectiva clássica ou desde uma perspectiva moderna. Essa forma de...

A teorização da literatura assume parâmetros distintos se a situamos desde uma perspectiva clássica ou desde uma perspectiva moderna. Essa forma de focalização do fazer literário e de sua consequente análise assume funções e codificações distintas conforme se assente a leitura em uma dessas perspectivas. Considerando essas informações, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Ponto de vista clássico.
II- Ponto de vista moderno.

( ) Roman Jakobson foi um dos expoentes de tal perspectiva, mostrando que a linguagem literária é uma reorganização da mensagem linguística de forma a alcançar uma dimensão estética.

( ) Aristóteles foi um dos expoentes de tal perspectiva, a partir da qual categorizou as obras literárias conforme a tripartição genérica em lírico, épico e dramático.

( ) Vlamidimir Propp foi um dos mais notáveis expoentes desse ponto de vista interno de análise ao observar as obras e suas funções independentemente do contexto autoral ou de recepção.

( ) Em tal perspectiva, há uma realidade anterior à obra, e esta última representa algo dessa realidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) ( ) I – II – I – I.
b) ( ) II – I – II – I.
c) ( ) I – II – II – I.
d) ( ) I – II – I – II.

Essa pergunta também está no material:

TEORIA DA LITERATURA II P 198
224 pág.

Literatura Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I- Ponto de vista clássico. II- Ponto de vista moderno. - Roman Jakobson foi um dos expoentes de tal perspectiva, mostrando que a linguagem literária é uma reorganização da mensagem linguística de forma a alcançar uma dimensão estética. Isso se encaixa no ponto de vista moderno, então é II. - Aristóteles foi um dos expoentes de tal perspectiva, a partir da qual categorizou as obras literárias conforme a tripartição genérica em lírico, épico e dramático. Isso se refere ao ponto de vista clássico, então é I. - Vlamidimir Propp foi um dos mais notáveis expoentes desse ponto de vista interno de análise ao observar as obras e suas funções independentemente do contexto autoral ou de recepção. Isso também se encaixa no ponto de vista moderno, então é II. - Em tal perspectiva, há uma realidade anterior à obra, e esta última representa algo dessa realidade. Isso se refere ao ponto de vista clássico, então é I. Portanto, a sequência correta é: c) ( ) I – II – II – I.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina