Logo Passei Direto
Buscar
É uma atividade voltada para a solução de problemas. Pretende dar resposta a perguntas, através dos processos do método científico. Distingue-se da consulta bibliográfica. É uma tarefa simples e consiste em procurar tirar dúvidas com o recurso a alguns verbetes de dicionários, enciclopédias ou manuais. Estamos nos referindo:
Escolha uma opção:

a. a experiência sociológica.
b. a pesquisa filosófica.
c. a experiência teológica.
d. a pesquisa científica.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções apresentadas: a) A experiência sociológica - Refere-se ao estudo de fenômenos sociais, mas não se encaixa na descrição dada, que fala sobre a solução de problemas e o método científico. b) A pesquisa filosófica - Embora envolva questionamentos e busca de respostas, não é especificamente voltada para a solução de problemas através do método científico. c) A experiência teológica - Relaciona-se a questões de fé e crença, não se encaixando na descrição que menciona o método científico. d) A pesquisa científica - Esta opção se alinha perfeitamente com a descrição, pois é uma atividade que busca solucionar problemas e responder perguntas utilizando os processos do método científico. Portanto, a alternativa correta é: d) a pesquisa científica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as opções: a. a experiência sociológica: Não se refere à atividade descrita na pergunta. A experiência sociológica envolve a observação e análise de fenômenos sociais. b. a pesquisa filosófica: Também não se encaixa na descrição dada. A pesquisa filosófica envolve a reflexão e investigação de questões fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, entre outros. c. a experiência teológica: Não corresponde à atividade mencionada. A experiência teológica está relacionada à vivência e reflexão sobre questões religiosas e espirituais. d. a pesquisa científica: Esta é a opção correta. A pesquisa científica é uma atividade voltada para a solução de problemas, busca responder perguntas por meio do método científico e difere da consulta bibliográfica, que é uma tarefa mais simples de busca por informações em fontes como dicionários, enciclopédias ou manuais. Portanto, a resposta correta é: d. a pesquisa científica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Cientifico- prova I
Existem várias formas de classificar as pesquisas, uma forma que se destaca. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema temos a Pesquisa Quantitativa, onde considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem. média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc...). Ao contrário da Pesquisa Qualitativa que:
Escolha uma opção:

a. quase todos os estudos fazem uso do levantamento bibliográfico e algumas pesquisas são desenvolvidas exclusivamente por fontes bibliográficas.
b. considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
c. utiliza material já publicado, constituído basicamente de livros, artigos de periódicos e atualmente com informações disponibilizadas na Internet.
d. quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico, documentos de primeira mão, como documentos oficiais, reportagens de jornal, cartas.

O método científico é, pois, um meio imprescindível com o qual o espírito científico do pesquisador, com ordem e rigor, procura penetrar no sentido dos fatos e fenômenos que pretende conhecer.
Em resumo, o desenvolvimento do método científico se faz PELOS PROCESSOS ou TÉCNICAS da:
Escolha uma opção:

a. observação e hipótese, apenas.
b. observação, hipótese, demonstração, dedução da lei ou teoria, apenas.
c. observação, hipótese, demonstração (experimental ou racional), indução da lei ou teoria.
d. observação, hipótese, demonstração, apenas.

É a ferramenta colocada à disposição do cientista que, através da pesquisa, pretende penetrar no segredo de seu objeto de estudo. Estamos nos referindo:
Escolha uma opção:

a. ao método teológico.
b. ao método científico.
c. método filosófico.
d. a monografia.

Mais conteúdos dessa disciplina