Logo Passei Direto
Buscar
Fabiana, solteira, com 18 anos, conheceu Eduarda, também solteira aos seus 16 anos, em 1991. Ambas se apaixonaram e resolveram se casar com regime de comunhão de bens, após dois anos de convivência estável, com intuito de formação de unidade familiar. A partir desse contexto de fato e de direito, responda às seguintes perguntas: 1. À época dos fatos, qual é a legislação aplicável ao casamento? 2. Há possibilidade jurídica que ampare o casamento entre pessoas do mesmo sexo nesse momento? Por quê?
User badge image
Alice Martins

há 2 anos

User badge image
Alice Martins

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

1. À época dos fatos, em 1991, a legislação aplicável ao casamento era o Código Civil de 1916, que não previa expressamente a união entre pessoas do mesmo sexo. O casamento era considerado uma instituição voltada para a união entre homem e mulher. 2. Não havia possibilidade jurídica que ampare o casamento entre pessoas do mesmo sexo nesse momento, pois a legislação vigente não reconhecia essa união. Somente a partir de 2011, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), é que as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo passaram a ser reconhecidas, e posteriormente, em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou os cartórios a realizarem casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

1. À época dos fatos, em 1991, a legislação aplicável ao casamento no Brasil era o Código Civil de 1916. 2. Na época de 1991, não havia previsão legal para o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, pois somente em 2013 o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar, e em 2011 foi aprovada a Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça, que determinou que os cartórios de todo o país celebrassem o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Portanto, em 1991, não havia possibilidade jurídica que amparasse o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina