Buscar

Paciente de 27 anos, feminina, procura ambulatório de nefrologia com queixa de edema, iniciado em tornozelos, com progressão até face, de evolução ...

Paciente de 27 anos, feminina, procura ambulatório de nefrologia com queixa de edema, iniciado em tornozelos, com progressão até face, de evolução de 2 meses. Refere acordar com rosto edemaciado. Associado a isso, notou urina 'com sabão'. Nega comorbidades, está em uso de sinvastatina 20mg prescrito pelo médico de posto devido ao surgimento de dislipidemia com início do quadro. Sobre o diagnóstico, assinale a alternativa correta:

A. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a GESF, na qual teremos na biópsia renal um acometimento segmentar com focos de esclerose glomerular na microscopia óptica.
B. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a doença por lesões mínimas, na qual teremos na biópsia renal uma fusão dos processos podocitários na microscopia eletrônica.
C. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a glomerulopatia membranosa, na qual teremos na biópsia renal espessamento da membrana basal glomerular na microscopia óptica.
D. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a nefropatia por IgA, na qual teremos na biópsia renal depósitos predominantes de IgA no mesângio visto na imunofluorescência.

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 1 2024 PROVA COMENTADA
276 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a GESF, na qual teremos na biópsia renal um acometimento segmentar com focos de esclerose glomerular na microscopia óptica. B. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a doença por lesões mínimas, na qual teremos na biópsia renal uma fusão dos processos podocitários na microscopia eletrônica. C. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a glomerulopatia membranosa, na qual teremos na biópsia renal espessamento da membrana basal glomerular na microscopia óptica. D. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a nefropatia por IgA, na qual teremos na biópsia renal depósitos predominantes de IgA no mesângio visto na imunofluorescência. Com base na descrição do caso, a opção correta é a letra B. A glomerulopatia mais comum nesta faixa etária é a doença por lesões mínimas, na qual teremos na biópsia renal uma fusão dos processos podocitários na microscopia eletrônica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais