Logo Passei Direto
Buscar
Considerando este fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a performance, leia as afirmativas seguintes e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Durante a performance alguns artistas cedem o próprio corpo para que os participantes expressem suas impressões subjetivas.
( ) A performance teve sua origem principalmente nas vanguardas artísticas do Cubismo e do Surrealismo.
( ) Uma performance é um acontecimento que, mesmo podendo ser repetido, não pode ser adquirido, como outras obras.
( ) Podemos considerar a performance como um tipo de arte efêmera, pois ela dura apenas o momento em que é realizada, sem utilização de roteiro e fazendo uso de locais alternativos.
A V - F - V - F
B V - V - V - F
C F - V - F - V
D V - F - V - V
E F - V - F - F
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a performance: ( ) Durante a performance alguns artistas cedem o próprio corpo para que os participantes expressem suas impressões subjetivas. É verdadeira (V). Na performance, o corpo do artista muitas vezes se torna um meio de expressão e interação com o público, permitindo que as impressões subjetivas sejam manifestadas. ( ) A performance teve sua origem principalmente nas vanguardas artísticas do Cubismo e do Surrealismo. É falsa (F). A performance, como forma de arte, está mais associada a movimentos como o Dadaísmo e o Fluxus, e não especificamente ao Cubismo e ao Surrealismo. ( ) Uma performance é um acontecimento que, mesmo podendo ser repetido, não pode ser adquirido, como outras obras. É verdadeira (V). A performance é um evento único que ocorre em um momento específico e, embora possa ser repetida, não se torna um objeto de compra como uma pintura ou escultura. ( ) Podemos considerar a performance como um tipo de arte efêmera, pois ela dura apenas o momento em que é realizada, sem utilização de roteiro e fazendo uso de locais alternativos. É verdadeira (V). A performance é, de fato, considerada uma arte efêmera, pois sua existência é temporária e muitas vezes ocorre em espaços não convencionais. Agora, juntando as classificações, temos: V - F - V - V. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: D) V - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas: 1. Durante a performance alguns artistas cedem o próprio corpo para que os participantes expressem suas impressões subjetivas. (Verdadeiro) 2. A performance teve sua origem principalmente nas vanguardas artísticas do Cubismo e do Surrealismo. (Falso) 3. Uma performance é um acontecimento que, mesmo podendo ser repetido, não pode ser adquirido, como outras obras. (Verdadeiro) 4. Podemos considerar a performance como um tipo de arte efêmera, pois ela dura apenas o momento em que é realizada, sem utilização de roteiro e fazendo uso de locais alternativos. (Falso) Portanto, a sequência correta é: A) V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

estudante estudada

ano passado

Correta letra D V F V V

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 2/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Leia o texto a seguir: "O fenômeno da demolição do quadro, ou da simples negação do quadro de cavalete, e o consequente processo, qual seja, o da criação sucessiva de relevos, antiquadros, até as estruturas espaciais ou ambientais, e a formulação de objetos, ou melhor, a chegada ao objeto, data de 1954 em diante e se verifica de várias maneiras, numa linha contínua, até a eclosão atual. No movimento Neoconcreto, dá-se essa formulação pela primeira vez e também a proposição de poemas-objetos que culminam na Teoria do ‘Não-Objeto’ de Ferreira Gullar". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OITICICA, Hélio. Esquema Geral da Nova Subjetividade. In. COTRIM & FERREIRA (Orgs). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2006. p. 154-168. O trecho acima foi escrito pelo artista Hélio Oiticica, em 1967, e faz referência ao período de transformações ocorridas na arte de vanguarda brasileira. A partir deste trecho de texto e dos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais leia as afirmativas a seguir sobre Hélio Oiticica:
I. Nomeou sua arte de ambiental, pois considerava que em seus projetos nada era isolado e que cada parte era fundamental para a fruição total da obra.
II. Sua fase concretista é mais visual, tornando-se mais sensorial no Neoconcretismo.
III. Um de seus trabalhos mais conhecidos são os Parangolés, obras compostas por tendas, estandartes, bandeiras e capas coloridas, que convidam o público a participar da obra.
IV. Utilizava apenas tecidos na criação de suas obras, dentre eles: seda, algodão, lycra, entre outros.
A I e II.
B I e III.
C I, III e IV.
D II, III e IV.
E I, II e III.

Questão 3/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Considere o seguinte trecho a seguir: "Os gregos [...] cultivaram com orgulho as tradições que remontam a uma época imemorial e foi no seio dessas civilizações mediterrâneas que surgiu o conceito de que esculpir a pedra, especialmente o mármore, era o objetivo mais elevado e a mais grandiosa realização dos escultores". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 4. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir sobre a escultura em pedra:
I. A escultura em pedra consiste em desgastar um bloco sólido, com o uso de instrumentos como cinzéis, martelos, pontas, bouchardes - um tipo de martelo de metal - puas, furadeiras e abrasivos.
II. Na escultura em pedra os erros não podem ser revertidos, por isso o uso de um esboço, normalmente modelado em argila, cera ou gesso, como um tipo de maquete, serve para orientar a forma final no bloco.
III. Muitos tipos de pedras podem ser utilizados, como o mármore e o granito e outras de menor dureza, como a pedra calcária e a pedra sabão, entre outras.
IV A escultura em pedra tornou-se a técnica mais importante depois da Idade Média, pois foi nesse período que se descobriu como se esculpir em mármore. Antes disso, prevalecia a escultura em madeira.
A I e II.
B I e III.
C I, II e IV.
D I, II e III
E II, III e IV.

Questão 4/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Leia a citação a seguir sobre a assemblage: "Termo cunhado na década de 50 por Jean Dubuffet, denotativo de obras de arte elaboradas a partir de fragmentos de materiais naturais ou fabricados, [...] já foi usado para definir desde a fotomontagem até instalações em geral". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHILVERS, I. (Org.). Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.32. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir sobre a assemblage:
I. A assemblage é um tipo de pintura bidimensional, um trabalho artístico produzido a partir da incorporação de diversos pigmentos naturais.
II. A assemblage procura aproximar a arte e o mundo em comum. Com sua lógica de acumulação e sobreposição, confirma a ideia de que todo tipo de material pode ser incorporado a uma obra de arte. Os objetos, os materiais e os elementos diversos são deslocados do seu ambiente comum e adquirem um sentido novo e original.
III. A assemblage vai além de uma simples colagem ou junção de materiais ou objetos, pois estando carregados de histórias, os elementos, mesmo os mais perecíveis ou supérfluos, trazem a valorização do tempo nas suas marcas de uso.
IV. A assemblage desloca o espectador de um modo de observação comum para uma postura que pede reflexão, pois diversos elementos, planos ou tridimensionais, encaixados e sobrepostos, levam a esse mesmo desafio proposto por toda obra de arte.
A II e III.
B I e III.
C II, III e IV.
D I, III e IV.
E I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina