As definições de competência afetam diretamente a soberania do país, uma vez que, aqui no Brasil, esse título no Código de Processo Civil se inicia pelos limites da jurisdição nacional e da cooperação internacional. Com base na competência e cooperação internacional, qual das alternativas está correta?
O Código de Processo Civil trata de forma muito clara a competência internacional do Poder Judiciário brasileiro, em seus artigos 21 a 25, podendo ser cumulativa/concorrente ou exclusiva.
O Código de Processo Civil aborda esse conteúdo, ficando acima da constituição Federal na hierarquia.
O Código de Processo Civil não aborda esse conteúdo, ficando a cargo da constituição Federal determinar a competência internacional.
Questões como território, matérias, hierarquia dos órgãos jurisdicionais, sujeitos envolvidos na lide, valor da ação não interferem na distribuição da competência internacional.
É notório o quando o Brasil importa doutrinas e institutos jurídico-processual de países estrangeiros. Diante dessa realidade o poder legislativo quando da criação do Código de Processo Civil de 2015 optou por sempre preferir a jurisdição estrangeira à brasileira em questões de competência jurisdicional.
Ed
há 6 meses
A alternativa correta é: "O Código de Processo Civil não aborda esse conteúdo, ficando a cargo da constituição Federal determinar a competência internacional." Isso porque a competência internacional é, de fato, regulada pela Constituição Federal, que estabelece os princípios gerais sobre a matéria, enquanto o Código de Processo Civil trata mais especificamente da competência em âmbito nacional e das regras de processo.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
Analisando as alternativas fornecidas: A) O Código de Processo Civil trata de forma muito clara a competência internacional do Poder Judiciário brasileiro, em seus artigos 21 a 25, podendo ser cumulativa/concorrente ou exclusiva. B) O Código de Processo Civil aborda esse conteúdo, ficando acima da Constituição Federal na hierarquia. C) O Código de Processo Civil não aborda esse conteúdo, ficando a cargo da Constituição Federal determinar a competência internacional. D) Questões como território, matérias, hierarquia dos órgãos jurisdicionais, sujeitos envolvidos na lide, valor da ação não interferem na distribuição da competência internacional. E) É notório o quanto o Brasil importa doutrinas e institutos jurídico-processuais de países estrangeiros. Diante dessa realidade, o poder legislativo, quando da criação do Código de Processo Civil de 2015, optou por sempre preferir a jurisdição estrangeira à brasileira em questões de competência jurisdicional. A alternativa correta é a letra D) Questões como território, matérias, hierarquia dos órgãos jurisdicionais, sujeitos envolvidos na lide, valor da ação não interferem na distribuição da competência internacional.
gilza cardosomonteiro de oliveira cardoso
há 2 anos
letra D) Questões como território, matérias, hierarquia dos órgãos jurisdicionais, sujeitos envolvidos na lide, valor da ação não interferem na distribuição da competência internacional.