Buscar

Sobre a contestação, analise e assinale a correta: I- Ela é regida, por isto mesmo, pelos princípios da da “eventualidade” e da “impugnação especif...

Sobre a contestação, analise e assinale a correta:

I- Ela é regida, por isto mesmo, pelos princípios da da “eventualidade” e da “impugnação especificada”, e não se aplica o princípio da “concentração da defesa”.

II- O princípio da concentração da defesa significa que o réu deve alegar toda a matéria de defesa, seja ela de cunho processual ou substancial (art. 337), na contestação (art. 336). Trata-se de inequívoca decorrência do princípio constitucional da ampla defesa, que, associado ao princípio constitucional da eficiência processual, otimiza as defesas a serem apresentadas pelo réu.

III- O art. 342 robustece-o ao vedar alegações novas pelo réu depois da contestação salvo quando disserem respeito a direito ou a fato superveniente, quando for cabível a atuação oficiosa do magistrado a seu respeito e quando puderem ser formuladas a qualquer tempo e grau de jurisdição por expressa autorização legal.

IV- O princípio da eventualidade significa a possibilidade (e a recomendação) de o réu arguir toda a defesa possível caso uma ou alguma delas seja rejeitada pelo magistrado. Concentra-se a defesa na eventualidade de alguma alegação não vir a ser acolhida pelo Estado-juiz. É esta a razão pela qual o art. 337, buscando ordenar as defesas, impõe ao réu que suscite, antes das defesas de mérito (relativas a saber se o autor é, ou não, merecedor de tutela jurisdicional), as defesas processuais que entender cabíveis (relativas à possibilidade de o magistrado analisar, ou não, o mérito).

V- O princípio da impugnação especificada, que se relaciona às defesas de mérito, exige do réu que se manifeste de maneira precisa sobre cada um dos fatos alegados pelo autor. Fato não controvertido, friso, é fato passível de ser reputado verdadeiro (arts. 341, caput, e 374, III) e, como tal, passível de ser acolhido pelo magistrado.

Escolha uma opção:

a.

I e II são verdadeiras.

b.

Todas são verdadeiras

c.

Todas são falsas

d.

III, IV e V são verdadeiras

e.

II, III, IV e V, são verdadeiras.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: I- Ela é regida, por isto mesmo, pelos princípios da "eventualidade" e da "impugnação especificada", e não se aplica o princípio da "concentração da defesa". - Correto. A contestação é regida pelos princípios da eventualidade e da impugnação especificada. II- O princípio da concentração da defesa significa que o réu deve alegar toda a matéria de defesa, seja ela de cunho processual ou substancial, na contestação. Trata-se de decorrência do princípio constitucional da ampla defesa. - Incorreto. O princípio da concentração da defesa não se aplica à contestação. III- O art. 342 robustece-o ao vedar alegações novas pelo réu depois da contestação, salvo em casos específicos. - Correto. O art. 342 veda alegações novas após a contestação, exceto em situações específicas. IV- O princípio da eventualidade significa a possibilidade de o réu arguir toda a defesa possível caso uma delas seja rejeitada pelo magistrado. - Correto. O princípio da eventualidade prevê que o réu deve apresentar todas as defesas possíveis. V- O princípio da impugnação especificada exige que o réu se manifeste de maneira precisa sobre cada um dos fatos alegados pelo autor. - Correto. O princípio da impugnação especificada requer que o réu se manifeste de forma precisa sobre os fatos alegados pelo autor. Portanto, a opção correta é: d) III, IV e V são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando