Buscar

A criação dos instrumentos legais que normatizariam a criação de áreas protegidas no Brasil durante a década de 1930 esteve intrinsecamente relacio...

A criação dos instrumentos legais que normatizariam a criação de áreas protegidas no Brasil durante a década de 1930 esteve intrinsecamente relacionada à implementação de um novo e moderno projeto político. Entretanto, mesmo garantindo a conservação perene das áreas constituídas por florestas protetoras e remanescentes, o Código Florestal de 1934 apresentava incoerência pela permissão de exploração de certas categorias florestais que não estivessem expostas no código.

Desse modo, é notória a importância do primeiro Código Florestal para a preservação de florestas no Brasil, porém, o mesmo ainda possuía diversas lacunas na sua efetividade. Assinale a alternativa que justifica a ineficiência dele.

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO

  • Os esforços nas esferas estaduais e na esfera federal para o combate político e ideológico de governos totalitários ascendentes na década de 30, o que ofuscou projetos que não compreendessem esse espectro.
  • (X)
  • A displicência do Poder Público em garantir a classificação de áreas em florestas protetoras ou remanescentes e a fiscalização da exploração de madeira, principal causada do desmatamento à época.
  • A falta de recursos do Governo Federal em colocar em prática a legislação, visto que durante a década de 30, o Brasil viveu as consequências da quebra da Bolsa de Nova Iorque e desvalorização do preço do café exportado.
  • A anuência do Governo Federal com o desmatamento florestal tendo em vista o processo de industrialização apresentado no período em questão.
  • A regionalização do código, o que acabou por proteger a Mata Atlântica em detrimento do desmatamento da Floresta Amazônica, com o objetivo de estabelecer indústrias extrativista de minérios e assim acelerar a industrialização no país.

Voltar Próxima


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que justifica a ineficiência do Código Florestal de 1934 é: "A displicência do Poder Público em garantir a classificação de áreas em florestas protetoras ou remanescentes e a fiscalização da exploração de madeira, principal causa do desmatamento à época."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais