Buscar

Desde 2015, casos de infecção pelo vírus da zika têm sido notificados no Brasil. Essa questão tem preocupado profissionais e órgãos de saúde no paí...

Desde 2015, casos de infecção pelo vírus da zika têm sido notificados no Brasil. Essa questão tem preocupado profissionais e órgãos de saúde no país. Sobre esta infecção, sabe-se que:

a. A doença é autolimitada, dura de quatro a sete dias, se inicia com rash cutâneo ascendente, febre alta, artralgia e conjuntivite purulenta, e apresenta 50% dos casos assintomáticos.
b. O diagnóstico é confirmado por RT-PCR em sangue, urina ou saliva, entretanto é limitado por reações cruzadas com outros retrovírus.
c. O diagnóstico diferencial entre a infecção pelo vírus da zika, dengue e chikungunya é essencialmente clínico, sendo os sintomas geralmente mais intensos na infecção pelo vírus da zika.
d. O paciente com diagnóstico de infecção pelo vírus da zika, que for sexualmente ativo, deve ser informado sobre o risco de transmissão sexual e orientado a utilizar preservativo.

Essa pergunta também está no material:

Questões Sobre Arboviroses
6 pág.

Clínica Médica I Faculdade Santo Agostinho de Vitória da ConquistaFaculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a. A doença é autolimitada, dura de quatro a sete dias, se inicia com rash cutâneo ascendente, febre alta, artralgia e conjuntivite purulenta, e apresenta 50% dos casos assintomáticos. Essa afirmação está correta. A infecção pelo vírus da zika é geralmente autolimitada, com sintomas como rash cutâneo, febre, dores nas articulações e conjuntivite, e muitos casos podem ser assintomáticos. b. O diagnóstico é confirmado por RT-PCR em sangue, urina ou saliva, entretanto é limitado por reações cruzadas com outros retrovírus. Essa afirmação está incorreta. O diagnóstico da infecção pelo vírus da zika é feito principalmente por sorologia, não por RT-PCR, e não há reações cruzadas com retrovírus. c. O diagnóstico diferencial entre a infecção pelo vírus da zika, dengue e chikungunya é essencialmente clínico, sendo os sintomas geralmente mais intensos na infecção pelo vírus da zika. Essa afirmação está incorreta. O diagnóstico diferencial entre essas infecções é feito por exames laboratoriais, não apenas clinicamente, e os sintomas podem variar em intensidade dependendo do paciente. d. O paciente com diagnóstico de infecção pelo vírus da zika, que for sexualmente ativo, deve ser informado sobre o risco de transmissão sexual e orientado a utilizar preservativo. Essa afirmação está correta. Existe a possibilidade de transmissão do vírus da zika por via sexual, e é recomendado o uso de preservativos para prevenir essa forma de transmissão. Portanto, as alternativas corretas são a) e d).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image